[ editar artigo]

Educação empreendedora - Professores incríveis

Educação empreendedora - Professores incríveis

Professores conectados desenvolvem habilidades múltiplas, pois sabem que a todo momento estão compartilhando conteúdos, teorias, ideias e estimulando a aprendizagem ao seu redor.

O professor quando assume o papel de facilitador do conhecimento e mediador das relações, consegue ir além da simples transmissão do conteúdo, pois incorpora a habilidade de conquistar atenção, angariar confiança e o interesse em despertar nos jovens a vontade de participar e se comprometer com o seu processo de educação.

Professores incríveis marcam a sua passagem na vida dos estudantes, pela sua autenticidade e interesse genuíno. Quem de nós ainda mantém a imagem daquele(s) professor(es) que mesmo de forma indelével, marcaram sua presença por meio de uma palavra de estímulo, uma reflexão, um alerta, um sorriso ou simplesmente por um contato de olhar.

Para aqueles que atuam com a educação empreendedora, um dos momentos mágicos é ouvir jovens se referindo aos seus educadores como professores incríveis, pois sabemos que o professor empreendedor em primeiro lugar desafia a si mesmo e está sempre buscando inovar, é automotivado, ama e demonstra este amor por sua profissão e busca aprimorar a sua capacidade de ir além.

Conversando com Cláudia Rodrigues, Gestora Executiva da Elo Apoio Social e Ambiental, uma entidade que atua na formação em valores humanos e empregabilidade, capacitando jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ela comentou sobre o quanto seus professores tornaram-se incríveis com a implementação da educação empreendedora.

“É visível a diferença dos professores após serem capacitados pelo Programa Despertar do Sebrae, como estamos numa situação de pandemia e adaptamos as aulas para o modo online, percebemos que o tempo é diferente e há a necessidade de sermos muito mais objetivos. Mais do que nunca o desafio do professor é o de acolher e buscar manter uma conexão genuína com os jovens e para que isso aconteça, é preciso doar o seu tempo, sua energia o seu melhor humor. Os professores incorporaram o empreendedorismo em sua forma de atuação e responderam mais rapidamente ao desafio de se adequarem a esta nova realidade. Em geral, as pessoas esperam muito, esperam que venha pronto, e percebi que eles não caíram no lamento e sim, foram proativos e buscaram fazer algo. Percebo no brilho dos olhos, nas formas diferentes de aplicarem os conteúdos, na adaptação da feira presencial para online e, principalmente no engajamento enquanto time de educadores.”

Para ser um professor incrível é preciso amar, sobretudo a si mesmo, pois é amando a quem se é, que podemos nos tornar a nossa melhor versão.  E como afirmou Paulo Freire em seu livro A Pedagogia da Autonomia, 2019 p.138 “Ensinar exige querer bem aos educandos”, e “A minha abertura ao querer bem significa a minha disponibilidade à alegria de viver”.

E, no cenário atual, é com amor e alegria que você, professor, pode trazer a esperança em um “novo presente” e acolher as angústias e frustrações de seus estudantes, para que juntos possam transformá-las em força motriz para a construção de um futuro melhor.

Juntos venceremos e juntos somos muito mais fortes!!

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Indakéia Marisol Lima
Indakéia Marisol Lima Seguir

Apaixonada por educação. Mentora, Coach, palestrante e empreendedora. Atua com Educação Empreendedora e protagonismo juvenil. Educadora pela paz e formação em contação de histórias terapêuticas. Prêmio Ozires Silva em educação empreendedora.

Ler conteúdo completo
Indicados para você