[ editar artigo]

Educação que transforma!

Educação que transforma!

O Projeto de Empreendedorismo na educação não é simplesmente mais um projeto. É o projeto que consegue integrar diversos outros projetos que as escolas desenvolvem. E, principalmente, realizá-lo de forma interdisciplinar com o que chamamos de “aprender fazendo”. Foi o que aconteceu no projeto na Escola Municipal do Campo Pedro Mendes na comunidade rural de Bela Vista no município de Mato Rico, no qual o professor Danilo Miranda desenvolveu, em 2018, o JEPP com os alunos do 5º ano, conseguiu integrar as disciplinas, e a escola com a comunidade.

Professor Danilo seguiu os passos propostos no programa JEPP e foi além, principalmente por sua escola estar em uma comunidade rural, na qual encontra alguns desafios a serem superados, e percebeu a oportunidade no programa para incentivar seus alunos a buscarem novas perspectivas e permanecerem no “campo” para darem continuidade aos negócios da família.

Seus alunos vivenciaram os 10 comportamentos empreendedores, Busca de Oportunidade e Inciativa, Persistência, Correr Riscos Calculados, Exigência de Qualidade e Eficácia, Comprometimento, Busca de Informações, Estabelecimento de Metas, Planejamento e Monitoramento Sistemáticos, Persuasão e Rede de Contatos, Independência e Autoconfiança.

Inicialmente fizeram uma pesquisa do que poderiam produzir de alimentos, para serem comercializados na feira ao final do ano letivo. Os alunos identificaram cinco oportunidades voltadas para a economia rural, em que os principais foram a criação de frangos e peixes, plantação e produção de amendoins para transformação em pé de moleque, e outros itens da alimentação com o aproveitamento das frutas disponíveis no município.

Esse trabalho de educação empreendedora no ensino fundamental, desenvolvido em Mato Rico, foi o vencedor do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora na etapa estadual, e é um exemplo quando o professor é empreendedor e compreende o real objetivo de realizar o programa JEPP Jovens Empreendedores Primeiros Passos e quer deixar sua marca na vida das pessoas, e quando um município e a comunidade abraçam o empreendedorismo na educação, o resultado não pode ser diferente!

O que se vê de tocante nesse trabalho foi o comprometimento do professor com seus alunos, de planejar e monitorar cada etapa do projeto e principalmente em conseguir realizar um belo trabalho em equipe, onde todos deram suas contribuições. Sem dúvidas que houve dificuldades, mas todas foram superadas, pois correram riscos calculados, com comprometimento e persistência e merecidamente tiveram o reconhecimento do SEBRAE/PR.

O trabalho do professor Danilo serve de inspiração a todos os educadores que querem fazer a diferencia na vida das pessoas.

Quer saber mais ? Acesse o vídeo do prof. Danilo Miranda. 

 

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Marcia Beatriz da Silva
Marcia Beatriz da Silva Seguir

Bacharel em administração pela UNICENTRO. Especializações: em Gestão da Qualidade pela UFPR, Gestão de Empresas pela FGV e Análise Transacional Organizacional ICP. Consultora no SEBRAE-PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você