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Empreendedorismo x Leitura: Projeto JEPP – Leitura na rua.

Empreendedorismo x Leitura: Projeto JEPP – Leitura na rua.

 

Através de uma parceria entre as prefeituras (no âmbito das Secretarias Municipais de Educação) e o Sebrae, pode ser implantado o projeto JEEP -JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS, que tem como proposta fomentar o empreendedorismo, proporcionando a sua prática, estudo e debate na sala de aula, desde o ensino fundamental, possibilitando que a criança aprenda de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores, incentivando-os a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse aluno e incentivá-lo a quebrar paradigmas e a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida., ética e cidadania, cultura da inovação e cooperação, e o plano de negócio.

A metodologia do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) é vivencial e semiaberta e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, conforme a realidade local e dos alunos.

Foi através desta parceria que foi realizado durante o ano de 2019 o Projeto “Leitura na Rua”, desenvolvido pela Professora Simone Cristina Primo, na Escola Municipal Criança Feliz, da cidade de Andirá/PR.

Para que este projeto acontecesse foi necessário da professora a dedicação, a vontade de fazer diferente e buscar desenvolver autonomia em si e nos alunos. Portanto os professores são protagonistas nessa transformação.

Os quartos anos trabalharam com o material fornecido pelo Sebrae e a temática desenvolvida nessas séries (4º anos) foi o incentivo à diversidade de leitura e de entretenimento, sensibilizando o aluno para o empreendedorismo por meio da montagem de uma locadora de produtos (livros, gibis, jogos, vídeos, etc.). Durante as aulas os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de planejamento bem como o efetivo funcionamento de uma empresa prestadora de serviços.

A professora Simone conta que o projeto foi pensado para resgatar o gosto pela leitura, possibilitando a vivências de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, sendo o que mais chamou a atenção segundo ela, foi o comprometimento dos alunos, tornando o projeto um sucesso e tendo visibilidade em toda a população do município.

Os alunos acompanhados da professora e equipe foram às ruas da cidade fazendo leituras em locais públicos, onde eram lidos pequenos textos e frases. Também foi copiado pelos alunos vários tipos de textos que foram colocados em garrafas PET com o rótulo “textos engarrafados”. Essas garrafas foram deixadas em supermercados, bancos e algumas lojas com um cartaz convidando as pessoas a retirar um texto da garrafa para a leitura.

Outra ação foi que os alunos, motivados pela professora, realizaram a produção ou reconto de textos escritos individualmente por eles, sendo ilustrados e posteriormente digitados e encadernados, sendo feita a locação destes livros. O pagamento destas locações era feito de uma forma inusitada, através de lacres de latinhas, pois os alunos tinham como meta a doação destes lacres para a APAE da cidade de Andirá para a aquisição de uma cadeira de rodas.

Este projeto teve uma linda repercussão sendo apresentados em outras escolas do município.

Agradecimentos a professora Simone, aos alunos e a toda a equipe pedagógica pelo empenho e dedicação. Agradecemos ainda aos pais que de alguma forma ajudaram seus filhos a desenvolver o Projeto.

Clique na link abaixo para ver uma das apresentações do 4º ano da Escola Municipal Criança Feliz, da cidade de Andirá/PR.

https://www.youtube.com/watch?v=QA1fshYx6-E&list=UUNXQ2dCwJtegDZIiS6PfM6g

 

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