[ editar artigo]

Futuro da Educação: Sua próxima sala de aula será em qualquer tela e lugar

Futuro da Educação: Sua próxima sala de aula será em qualquer tela e lugar

 

O impacto da inovação tecnológica já é realidade no cotidiano de pessoas, negócios, organizações de todos os setores. Individualmente, fingir que isso “só vai afetar os outros” não é uma estratégia muito sensata diante de uma realidade que nos avassala com novas versões e modelos a cada segundo.

Cada vez mais conectados, seres humanos estão diante de zetabytes de desafios mas também de diversas oportunidades nesse “novo” mundo. Na chamada “Era 4.0”, marcada pelo uso intensivo de novas tecnologias, automação e dados, é possível legitimar escolhas profissionais e buscar o protagonismo — desejado e necessário — em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo, ambíguo (do conceito em inglês “V.U.C.A” - Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity).

Trazendo para a realidade da Educação, o que dizer das escolas, universidades e diversos grupos educacionais da atualidade? Movidos por uma necessidade latente de manter o funcionamento (em parte pelos próprios desafios trazidos pelos novos modelos econômicos), precisam agora recorrer apressadamente a tudo o que evitaram nas últimas décadas.

A crise global de pandemia por COVID-19 (Coronavírus) que, desde o final de 2019 também afeta diversos cenários locais, acelerou ainda mais a agenda da Transformação Digital. Em grande parte, pela necessidade de realizar negócios mais seguros, mais rápidos, à distância. Mas também pela quantidade de pessoas conectadas em seus múltiplos dispositivos, inflando o consumo (de comida, produtos, conteúdo, informação, etc) e a necessidade de comunicação sem contato físico.

É, meus amigos educadores… Se até o “novo” vírus que assola o mundo não é tão  desconhecido assim, já passa da hora de levar não apenas a tecnologia para a sala de aula mas também de inseri-la em nosso modo de pensar o mundo daqui pra frente. Mindset (mudança de mentalidade) é a palavra.

Entre uma resistência aqui ou ali, já tem quase uma década desde que a Unesco publicou, em 2013, seu guia de recomendações a governos e organizações com interesse em incluir tecnologias digitais (especialmente as móveis) no contexto da sala de aula e a serviço da educação.

Na época, Rebeca Otero, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, afirmou que em nosso país “os professores têm certa resistência em incorporar novas tecnologias. A sala de aula ainda é o lugar de desligar o celular”. 

Se por um lado há docentes que ainda resistem aos novos métodos — em grande parte por negligência própria — há também quem já entendeu que os alunos convivem diariamente com múltiplas conexões, telas e dispositivos. Portanto, estes não querem chegar a uma sala de aula com realidade do século 20 ou anterior. Melhor ainda se a “sala de aula” for também a sala de jantar, o quarto, a tela do smartphone ou computador.

Alvin Tofler, escritor e futurista norte-americano, disse que a nova maneira de alfabetizar é "aprendendo, desaprendendo e reaprendendo". Para isso, é primordial que cada um abrace as mudanças, perceba os benefícios agora e antecipe o futuro cada vez mais presente.

Como nunca antes, a sala de aula será qualquer tela ou lugar onde for possível, necessário e relevante conectar conhecimento e (re)aprendizes. E frente a essas novas realidades, o papel de educadores já foi o de deter o conhecimento, atualmente passa por facilitar conteúdos ou diálogos e, muito em breve, o foco estará plenamente na aprendizagem (resolução de problemas reais, cooperação mútua, engajamento consciente, etc).

Já fiz minha aposta: o futuro da educação pode ter muitas variáveis mas é certo que estratégia e diferenciação serão os pilares de uma disrupção cada vez mais intensa e, ao mesmo tempo, necessária.

 

 

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Marcos Félix
Marcos Félix Seguir

🎬 Multimedia Storyteller | Mentor de Empreendedorismo Criativo e Negócios Digitais 📢 #Criatividade #EducaçãoDigital #Web 🔎 #Futuros 💡 Percepções cotidianas e experiências para desenvolver profissionais e negócios. 🌎 CEO at Mflix Media™

Ler conteúdo completo
Indicados para você