[ editar artigo]

Jogos online de empreendedorismo em tempos de isolamento social? Nós temos!

Jogos online de empreendedorismo em tempos de isolamento social? Nós temos!

Professores e mestres, como está a interação com seus alunos nesse momento de isolamento social? Dá uma olhadinha no conteúdo abaixo e depois nos conte suas boas práticas nesse período!

Em tempos de isolamento social é natural que a preocupação sobre a aprendizagem do aluno fique nos rondando, não é? Os professores pensam em estratégias para que o aluno não perca o ano letivo, os pais ficam preocupados com a educação dos filhos, experimentamos algumas tecnologias diferentes nesse período e estamos aprendendo todos juntos, enquanto o mundo todo tenta solucionar da melhor maneira possível os impactos do COVID-19 para que possamos retornar o quanto antes para a normalidade.

É pensando nesse cenário de distanciamento que a dica de hoje é: aproveite os jogos online para que os alunos desenvolvam competências! Esse é um meio que vai entreter os alunos e ao mesmo tempo, eles desenvolverão comportamentos que os ajudarão ao longo do isolamento e na volta às aulas.

O mercado de games é um dos que mais cresceram na indústria do entretenimento nos últimos anos. Os dados indicam que o faturamento do setor em 2019 foi de US$ 120 bilhões em todo o mundo, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Esse dado, da SuperData, empresa de análise de mercado especializada na indústria da games, nos dá pistas de como atrair a atenção das crianças e adolescentes nesse momento de isolamento social.

O SEBRAE, na sua plataforma digital, possui 10 jogos online e gratuitos que incentivam o aprendizado de alguns comportamentos empreendedores e temas relacionados à gestão. No jogo Copo com Saúde, por exemplo, é ensinado de maneira lúdica e divertida, assuntos como ciclo de vida do produto, planejamento, fluxo de caixa, estratégia comercial, conhecimento do comportamento do cliente, formação de preço de venda. Como bônus, nesse jogo, o aluno aprende sobre questões nutricionais das frutas.

Essa é uma oportunidade, também, para o professor desenvolver seus comportamentos empreendedores. Por meio dos jogos, ele pode incentivar a colaboração entre os alunos para que eles compartilhem as melhores estratégias, dicas, resultados, aprendizados e como eles podem internalizar tudo isso para o dia a dia nos estudos e na vida, permitindo que todos aprendam e cresçam juntos.

E aí, que tal estimularmos nossos alunos a brincarem e aprenderem ao mesmo tempo? 😉


Acesse os jogos pelo link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Quer saber mais sobre o Programa Educação Empreendedora do SEBRAE? Confira abaixo os nossos principais canais:

Centro SEBRAE de Referência em Educação Empreendedora: https://cer.sebrae.com.br/.

Grupo Educação Empreendedora – SEBRAE/PR: https://www.facebook.com/groups/295454120835804/

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Gabriel Delallo Caus
Gabriel Delallo Caus Seguir

Economista, pós graduado em Gestão Financeira e Controladoria, pós graduando em Negócios Digitais. Consultor de Negócios do SEBRAE/PR e Gestor da Linha Empreendedor do Futuro na região oeste. Acredita na educação como motor para o desenvolvimento.

Ler conteúdo completo
Indicados para você