[ editar artigo]

Qual animal representa seu estilo, professor? Conhecendo seu Perfil Comportamental

Qual animal representa seu estilo, professor? Conhecendo seu Perfil Comportamental

A pandemia está nos proporcionando uma oportunidade para repensarmos nossa forma de atuação, tanto “em sala”, (presencial ou virtual), quanto em nossas diversas interações sociais.  

A forma como nos comportamos impacta nos outros, então, como saber se estamos agindo de maneira adequada? Se nos expressamos de forma coerente com aquilo que estamos dizendo? Será que nossos gestos transparecem nossos propósitos? Utilizamos todo nosso potencial?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que rondam a mente de um educador focado em aprimorar sua performance.

Para contribuir com seu autoconhecimento e ampliar suas habilidades socioemocionais, compartilho uma ferramenta muito utilizada em processos de coaching para identificar qualidades e virtudes e nortear processos de desenvolvimento pessoal e profissional:  o inventário de perfil comportamental desenvolvido por por William Edward “Ned” Herdmann, professor e pesquisador americano, ex-presidente da Associação Americana da Criatividade e autor da teoria dos quadrantes cerebrais.

Ned, mapeou as características que retratam os padrões de comportamento predominantes de uma pessoa, e que se manifestam na forma como ela pensa, sente, age e reage frente aos estímulos que recebe do meio, e as compilou em 4 perfis ou estilos de comportamento.

Cada perfil metaforicamente faz referência a um animal poderoso: águia, gato, lobo e tubarão

Vamos conhecer o seu?

Abaixo temos uma versão compacta do teste.  Cada colunas contém palavras que representam comportamentos e características.  Leia cada conjunto e escolha aquela que você mais se identifica. Ao final, some a quantidade de vezes que cada letra (I,O,C e E), foi marcada.

 

Cada letra corresponde a um perfil I = águia, O = lobo, C = gato e E = Tubarão

Todos nós possuímos características de todos perfis, ou seja, um indivíduo não é apenas um perfil comportamental ou outro, mas sim uma composição deles.

Lembre-se de que não existe um perfil melhor que o outro e o objetivo dessa ferramenta é contribuir para seu autoconhecimento.

Confira abaixo o animal que descreve seu perfil profissional:

. As adaptações para o perfil do professor foram feitas e consolidadas pela por nossa equipe de trabalho, nos processos de mentoria educacional.

Para o teste completo, acesse o link https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/analise-comportamento-teste-perfil-comportamental/

Você pode incrementar sua análise com as seguintes perguntas:

  • De que forma esse perfil tem contribuído em sua atividade educacional?
  • Qual das características acima é a mais marcante em você?
  • Que característica você precisa incorporar em seu repertório?
  • Analisando o perfil de seus estudantes, quais características acima contribuiriam para dinamizar sua performance em sala?

Um professor é um líder que com que o poder de sua presença, é capaz de inspirar os estudantes, por isso é fundamental o autoconhecimento para o processo da evolução contínua, afinal, a primeira pessoa a liderar é a si próprio.

Compartilhe conosco seu perfil e comentário!!!

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Indakéia Marisol Lima
Indakéia Marisol Lima Seguir

Apaixonada por educação. Mentora, Coach, palestrante e empreendedora. Atua com Educação Empreendedora e protagonismo juvenil. Educadora pela paz e formação em contação de histórias terapêuticas. Prêmio Ozires Silva em educação empreendedora.

Ler conteúdo completo
Indicados para você