[ editar artigo]

TDAH x Empreendedorismo.

TDAH x Empreendedorismo.

Você sabia que atividades de empreendedorismo vêm sendo grande aliada na educação de crianças com diagnóstico de TDAH? Mais antes de abordar esse assunto vamos entender o que vem a ser o TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.

De acordo com algumas pesquisas epidemiológicas, aproximadamente 5% da população infantil mundial apresenta os sintomas de TDAH, e cerca de 60% destes indivíduos continuam apresentando os sintomas do transtorno na vida adulta.

É muito importante que pais, psicólogos, educadores e outros profissionais possam estar preparados para o diagnóstico e tratamento.

Mas o que o empreendedorismo pode contribuir para o aprendizado dessas crianças que foram diagnosticadas com TDAH?

Uma criança com TDAH demonstra ter menos dificuldade de aprendizado quando ela está brincando, pois é justamente esse aspecto de não ser obrigada a algo que faz com que ela apresente um desempenho melhor em relação às tarefas impostas.

A maneira lúdica de aprendizado sem amarras, onde estão presentes características empreendedoras como criatividade e inovação, se faz necessário, pois são crianças com energia para criar, inovar, extremamente empenhadas em desenvolver tarefas nas quais são desafiadas.

Criatividade e inventividade: viver com TDAH pode dar aos pacientes uma perspectiva de mundo completamente diferente. Isso encoraja os indivíduos a observarem situações com um olhar mais reflexivo. Como resultado, é possível que eles se transformem em inventores excepcionais, utilizando suas capacidades artísticas, originais e criativas.

A educação empreendedora estimula o trabalho em equipe, promovendo o autoconhecimento, fazendo com que todos participem de atividades em conjunto, porém aproveitando as habilidades de cada criança em setores que os agradem mais e que tenham mais desenvoltura. Crianças com TDAH têm se destacado em áreas que apresentam inovação, com grandes habilidades de se reinventar e buscar formas diferentes e criativas para realizar suas tarefas diárias.

 

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você