[ editar artigo]

Volta às aulas em 2020!!

Volta às aulas em 2020!!

Vários Estados estão planejando e se preparando para a retomada das aulas presenciais nas Redes Municipais e Estaduais de ensino, porém a discussão que se tem é: será isso possível?

Estamos acompanhando que o número de contágio pelo COVID-19 ainda está crescente, o que deixa no momento muitos pais e educadores apreensivos em se cogitar um retorno presencial às aulas esse ano.

Vários educadores relatam que preferiam estar em sala de aula com seus alunos ao invés de estarem realizando atividades à distância (EAD), e relatam estar sendo muito mais exaustivo, trabalhando horário maior do que de costume, e mesmo com todas as dificuldades apontadas e a vontade de estar novamente em sala, afirmam que não se sentem seguros para uma retomada nesse momento.

Ratinho Junior, Governador do Paraná, diz que as aulas não voltam antes de agosto. O Estado tem buscado alternativas e realizado reuniões constantes de planejamento com os Núcleos Regionais de Educação, mas já acompanhamos pais e educadores se posicionando em suas redes sociais com opiniões contrária à possível retomada das aulas no ano de 2020, e muitos utilizando da frase “ano perdido”, pois acreditam que este ano não se recupera mais.

Quando o assunto é a retomada das aulas presenciais, encontramos muitas opiniões divergentes. Porém, textos como da pediatra Dra. Fernanda Maka vem sendo compartilhada por muitos pais nas redes sociais. (texto abaixo).

“Ontem em um grupo de mães da escola do meu filho, uma delas disse ‘estou muito preocupada... eles vão acabar perdendo o ano’.

Já tive receio que eles ficassem atrasados. Mas esse meu medo passou logo. Primeiro é uma situação muito difícil para nós e mais ainda para as crianças, e lembrei que eu já tinha passado por esse medo de ir para a escola por causa da saúde dela.

Naquela época eu passei a matéria com ela em casa (só que não tinha a ajuda de vídeos aulas). Naquela situação eu só pensava ‘o ano a gente recupera depois... o que importa é a vida da minha filha’.

Quando sentimos na nossa porta a possibilidade real de perder um filho, vemos que perder um ano letivo não é nada. Que o conceito de perder é mal interpretado. Perder é quando não temos mais a possibilidade de recuperar algo. Nossos filhos não estão perdendo o ano, estão passando por ele de outra forma.

Provavelmente nossos filhos vão saber menos conteúdo escolar. Mas com certeza eles terão aprendido muita coisa prática. Vão saber lidar melhor com o tédio, com os meios tecnológicos, com as tarefas domésticas. Vão aprender com a rotina do dia a dia.

Não se cobre tanto neste momento Não cobre demais o seu filho com as aulas online. Todos os atrasos a gente vai resolver daqui a pouco. Ele vai ter toda a vida para aprender  o que não  aprendeu nesse momento de pandemia”.

Palavras como estas chegam como acalento  a pais e educadores, e vemos que realmente  não está se perdendo, só está passando por uma forma  diferente.

Quanto à retomada do ensino presencial, esta só deve acontecer quando realmente esse vírus não oferecer mais perigo”

Enquanto a retomada das aulas presenciais não é possível, vamos aproveitar o tempo maior com os filhos, tirando desse período um grande aprendizado e focando no que há de bom nesse momento!

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você