[ editar artigo]

A Doçura do Melado de Capanema

A Doçura do Melado de Capanema

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Esta importante cultura do nosso país é matéria-prima para a produção de açúcar e álcool, seus subprodutos e resíduos são utilizados para geração de energia elétrica, fabricação de ração animal e fertilizante para as lavouras. Além destes, destaca-se no Paraná a produção de aguardente e melado.

No sudoeste do Paraná, o município de Capanema produz 400 toneladas de melado por ano, de forma artesanal, através de agroindústrias familiares. A combinação de temperaturas mais altas, clima mais seco, tipo de solo e forma de produção resultam em maior teor de sacarose da cana-de-açúcar,  e sabor e coloração diferenciados aos seus derivados, resultando em produtos exclusivos, com características peculiares à região da produção, reconhecidos pela sua qualidade e sabor.

Esse reconhecimento tornou-se oficial em dezembro de 2019, após extensa análise do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial no processo de solicitação de Indicação Geográfica. Por fim, a qualidade diferenciada do melado escorrido e batido de Capanema ganhou a tão sonhada notoriedade oficial e hoje é Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência, que certifica Capanema como centro de produção de melado, valorizando ainda mais o "saber fazer" dos produtores em perfeita harmonia com o terroir local.

 

 

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Alyne Chicocki
Alyne Chicocki Seguir

Consultora, Agronegócios/Alimentos e Bebidas, Sebrae/PR, Pato Branco.

Ler conteúdo completo
Indicados para você