[ editar artigo]

Açaí: Produção e Consumo

Açaí: Produção e Consumo

O Açaí é um alimento com alto valor energético, sua polpa é utilizada para produção de sucos, sorvetes, mix de frutas e também, consumido in natura. O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart) é uma palmeira que pertence à família Arecaceae. Pode atingir de 25 m a 30 m de altura e são encontradas em alguns estados da região Norte do Brasil com maior prevalência no estado do Pará.

O Pará 

Produtor de 95% do açaí no Brasil, o Pará possui quase 50 empresas que comercializam o fruto para outros estados, o que representa mais de 1,2 milhão de toneladas do fruto. Esse montante chega a injetar na economia paraense algo em torno de US$ 1,5 bilhão, porém, esse valor é equivalente a apenas 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo dados fornecidos ao G1 pelo Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados (SINDFRUTAS).

Colheita

Os frutos do açaizeiro são colhidos por ribeirinhos nas florestas da Amazônia, feita a colheita, os paneiros – cestos típicos de carregar Açaí – viajam de barco até Belém, onde os frutos destinados à indústria são imediatamente processados e congelados.

Açaí Roxo - É a variedade regional predominante conhecida com açaí preto, pois seus frutos apresentam, quando maduros, uma polpa escura, da qual se obtém um suco de coloração arroxeada “cor de vinho”, originando assim, a denominação popular de “vinho de açaí”.

Açaí Branco - É assim denominado por produzir frutos cuja polpa, quando madura, se apresenta de coloração verde-escuro brilhante, fornecendo um suco (vinho) de cor creme claro.

A polpa do açaí é utilizada para a produção de sucos, sorvetes, picolés e alimentos energéticos. Em alguns estados é habitualmente consumida com farinha de man­dioca, camarão ou carne. Nas regiões produtoras, a polpa do açaí é comercializada à temperatura ambiente, sendo então consumida imediatamente. Quando se destina aos comércios distantes, a polpa é congelada, porém essa técnica de conservação provoca danos ao alimento, como perdas nutritivas, que modificam as propriedades originais.

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você