[ editar artigo]

Acerola: segundo lugar no combate dos radicais livres

Acerola: segundo lugar no combate dos radicais livres

A acerola é apreciada pelos brasileiros e geralmente o consumo é através de polpas para sucos ou in natura. É nativa de Antinas, América Central e norte da América do Sul. Segundo a Revista da Frutas (2020) mostra que “a acerola é produzida cerca de 36 municípios e a produção é de 3,5 toneladas”, esta quantidade faz com que os paranaenses poça mercar através dos estabelecimentos no setor alimentícios com percentual baixo de escassez.

Foi realizado um estudo pela Food Science and Techonology (2013,) para analisar o teor de fenótipos, flavonoides e ácido ascórbico em um grupos de 18 frutas congeladas, composta por antioxidantes que atuam no combate dos radicais livres que acelera o envelhecimento celular, porém apresentou baixa em fenótipos, flavonoide e vitamina C.

Após esse estudo concluiu que:

→ O açaí por ter concentração alta de flavonoides teve maior desligamento da ação dos radicais livres;

→ Segundo, a polpa de acerola ressaltado teor de fenótipos e de ácido ascórbico;

→ Terceiro, correspondem as demais frutos com poder antioxidantes.

Isso mostra que a pessoa que sofre de patologias o açaí e a acerola tem grande poder de desativar os radicais livres. 


O cultivo de acerola pelos agricultores paranaense salientou pelo Desenvolvimento Rural do Paraná, sendo os municípios com maior produção destacou as cidades do Cruzeiro do Oeste, Japurá, Marilena e Nova Tebas (REVISTA DE FRUTAS, 2020).
A acerola possui 2kcal a unidade, nesse caso, tem um teor calórico baixo. Para ter uma ideia uma xícara corresponde em média 30kcal.

Nesse caso para quem está no tratamento de emagrecimento pode consumir sem medo. Que tal preparar um suco refrescante de acerola, água de coco, couve manteiga e caldo de limão? Além de vários benefícios a fruta previne diversas doenças e ajuda também no transito intestinal pela presença da couve manteiga. 
            
Dra. Juliana Riva Ferrari - CRN-8 2360

    

REFERENCIAS
Paraná tem novas cultivadores de acerola. Revista da Fruta: O veículo de informação do fruticultor, 08, 02 e 2020. Disponível em: https://www.revistadafruta.com.br/eventos/parana-tem-novas-cultivares-de-acerola,349138.jhtml, 06, 09 e 2020.

VISSOTTO, L. C. et al. Correlação, por análise estatística multivariada, entre desativação de espécies reativas de oxigênio e compostos bioativos de polpas de frutas congeladas. Food Science and Technology, Campinas, vol. 33 nº 1, fev., 2003.

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você