[ editar artigo]

Amora: Fruta apreciada pelos curitibanos

Amora: Fruta apreciada pelos curitibanos

A amora é nativa da China e do Japão. Ela desenvolve no clima temperado e tropical. No Brasil está presente e é aceita pelos brasileiros. Em algumas regiões do país consegue pegar a fruta no pé, tanto nas cidades urbana ou rural pelo fácil acesso. Na cidade de Curitiba no estado do Paraná, encontra-se muitas árvores cultivadas nas residências dos curitibanos

O Consumo: 

Os brasileiros costumam consumir a fruta nas geleias, sucos, vitaminas, in natura, bolos, gelatina e entre outras preparações. É rica em antioxidantes, antocianinas, fenólicos além de várias vitaminas e sais minerais. 


Foi realizado um estudo científico para detectar a quantidade de antioxidante, antocianinas e fenólicos da fruta. Foram analisados três estágios de maturação, verde, semi-maduro e maduro. Os dados do experimento mostrou que a acidez é mais intensa quando a fruta está verde e observou que neste processo de maturação a concentração de fenólicos estava com nível alto, porém quando estava madura o nível de açúcar aumentou, além da antocianinas e o nível de antioxidante manteve em todos os estágios (ZIELINSKI, A.A.F. et al, 2015).

Quais são os benefícios? 

Geralmente a fruta é consumida processada pela concentração alta de “perecibilidade”. No trabalho realizado Biotecnologia no Setor Agropecuário e Agroindustrial (2020), um grupo de pesquisadores desenvolveu o suco funcional com amora – preta e adicionaram os ingredientes: polpa de amora, sucralose, goma CMC, pectinase, citrato de sódio, vitamina C e citrato de cálcio com base de 20%. O resultado mostrou que o suco apresentou um nível alto de cálcio e vitamina C, apesar que a vitamina se perdeu pela temperatura aplicada. Este estudo mostrou que quando há adição de temperatura no produto o ácido ascórbico diminui pois se perde facilmente com o oxigênio. 


Pelos benefícios da amora, revelou a importância de adicionar a fruta na alimentação e ter todo cuidado na hora preparar porque as vitaminas hidrossolúveis são sensíveis e perde com facilidade. Que tal colocar as frutinhas no iogurte caseiro com mel? Super nutritivo e vai prevenir diversas doenças. 


Dra. Juliana Riva Ferrari - CRN-8 2360    

   
REFERENCIAS
MARTÍNEZ P.A.,RAMIREZ J.L., CASTAÑO V. Q. Formulação e avaliação físico química de uso de amora-preta (Rubus glaucus Benth) enriquecido com cálcio e vitamina C. Biotecnologia no Setor Agropecuário e Agroindustrial, Popayán, jan./jun., vol18, nº1 (2020).            
ZIELINSKI, A.A.F. et al. Amora Preta (Rubus spp.): influência do estádio de maturação e do processamento nos teores dos compostos fenólicos e atividade antioxidante das variedades ‘Brazos’ e ‘Tupy’ cultivadas no Brasil. Ciência Rural, Santa Maria, vol.45 nº4, mar. (2015).

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você