[ editar artigo]

Cabritos e Cordeiros de Virmond/PR - Quase tudo se aproveita, menos o berro....

Cabritos e Cordeiros de Virmond/PR - Quase tudo se aproveita, menos o berro....

É chamado de Cordeiro o animal que tem até 1 ano de idade, considerada a carne nobre dos ovinos.  Possui textura lisa, macia, coloração rosa avermelhada, de consistência firme e com pouca gordura. Nos animais mais velhos, a gordura é mais escura e abundante. Na mesma família, a ovelha gera a lã e o carneiro, macho adulto, também rende carne que divide o gosto das pessoas.

No Paraná, na cidade de Virmond, em 2005 foi fundada a associação de caprinos e ovinos, e em 2019, essa se transformou na Cooperativa Caprivir de criadores da cidade e região, sendo uma referência na criação e venda das raças Boer, Dorper e Santa Inês, animas de ótima linhagem.

Antes disso, como tudo começou por aqui? Segundo o criador Wilian Clay Wachak: “no passado os avós criavam os famosos: "canela seca" ou “pé duro”, para consumo, animais sem qualidade, e como o apelido já diz, com pouca carne. Hoje o crescimento, reconhecimento, incentivos e busca do mercado consumidor, animaram a evolução do trabalho para outros patamares”. Ele conta que a atividade é um excelente negócio, visto que o manejo é fácil, e onde se pode engordar um boi para a venda, consegue-se colocar até 12 matrizes de ovelhas.

Vantagens competitivas – são carnes com menos gordura, menos colesterol, menos calorias, mais proteínas e mais ferro. Objeto de desejo de renomados restaurantes e chefes de cozinha.  A origem comprovada, eleva o valor agregado, além disso, como são animais precoces, torna-se economicamente muito atrativo.

Uma evolução considerável. No início a associação contava com 10 sócios e 150 matrizes. Atualmente, 31 sócios e 2.200 matrizes. A Caprivir oferece assessoria aos produtores/criadores locais para que tenham desempenho profissional e realizam anualmente um Jantar Comemorativo com 10 produtos à base de cabrito – a fim de promover a carne. Também é utilizado o couro para artesanato, aproveitando todas as partes dos animais.

Comercialização e expansão – esse polo tem chamado atenção não só do PR, mas de SC que tem se espelhado para conduzir da mesma forma no estado vizinho. Atualmente, contam com uma sala de cortes nobres e centro de comercialização às margens da BR 277, agregando mais valor aos produtos, capacitados na produção de embutidos derivados de caprinos e ovinos, a carne para hambúrguer e cortes nobres embalados a vácuo que tem mais praticidade para o consumidor final. Está nos planos uma futura exportação, contam os criadores da Cooperativa.

Carré francês, lombo, costela, pernil, filé mignon, carré short ou paleta, escolha sua parte preferida numa receita deliciosa e deguste!

SE é do PARANA, tem qualidade, é seguro e é bom.

Do Campo à Mesa

TAGS

cabritos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você