[ editar artigo]

CALMA AI.... é da cidade de Mandirituba que ela vai para a Europa e USA?

CALMA AI.... é da cidade de Mandirituba que ela vai para a Europa e USA?

O que é, o que é, é considerada calmante e relaxante natural. Na indústria de fármacos, usada em fórmulas antibacterianas, digestivas e anti-inflamatórias. Nos cosméticos, em sabonetes, loções, aromatizantes e pós barba. É bom para lavar cabelos claros. Utilizada também na gastronomia e bebidas...

Você pensou na CAMOMILA? ACERTOU!

O Paraná é o maior produtor de ervas medicinais do Brasil (90%)!

Entre, as ervas aromáticas e medicinais, está a bela camomila! Uma Flor...

A planta foi introduzida no Brasil há mais de 100 anos, trazida por imigrantes europeus e se adaptou muito bem ao clima da região Sul. Considerada uma opção de cultura de inverno, foi ganhando espaço e hoje o Paraná tem em torno de 3.000 mil hectares de camomila plantada, sendo que mais da metade estão concentrados na cidade de Mandirituba, há 43km de Curitiba, produção significativa para uma cidade de 25 mil habitantes.

Estudos e pesquisas aconteceram nos anos 2000, o pesquisador Marcos Dala Costa, pela UFPR, iniciou estudos e pesquisas com o objetivo de buscar soluções para os problemas tecnológicos e de mercado, levantou dados sobre o  processo produtivo:  sementes, plantio, doenças, colheita, armazenamento e comercialização.

O produtor  Gerônimo Ivankio, conta que a colheita era manual, passou pelo carrinho com tração animal e como foram ampliando a plantação, logo vieram as  colheitadeiras mecanizadas.  Cada 1000 Kg rende 200 kg secos, levam em torno de 8 horas para secagem.

O produtor Orlando Biscaia explica como é feito o beneficiamento: “O processo é campo, caminhão e peneira. A colheitadeira é usada como se fosse pente, depois de colhida, vai para fábrica secar e fica armazenada em sacos por 20 a 30 dias, depois é feita a pré-seleção que é uma limpeza e finalmente separada em embalagens para serem comercializada.”

Mercado, ela tem muitas utilidades, além das propriedades medicinais comprovadas. O chá é o mais conhecido. Não pode faltar nas prateleiras das farmácias e dos supermercados, considerada calmante e relaxante natural. Na indústria de fármacos, usada em fórmulas antibacterianas, digestivas e anti-inflamatórias. Nos cosméticos, em sabonetes, loções, aromatizantes e pós barba. Ainda usada na gastronomia, nas bebidas ou para enfeitar e aromatizar ambientes.

Exportação. A camomila de Mandirituba tem qualidade, é vendida praticamente para todos os estados do Brasil, parte da produção é exportada para USA e Europa, como Itália e Alemanha.

              Se é do Paraná é bom, tem qualidade e é seguro.

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Mabel Guimaraes
Mabel Guimaraes Seguir

Pós graduada em Empreendedorismo. Trabalha no Sebrae na área de Agronegócios há 10 anos. Participou de missões técnicas para conhecer experiencias no Agronegócios em países como Holanda, Alemanha, Itália, França, Argentina, Chicago, NZ e Austrália.

Ler conteúdo completo
Indicados para você