[ editar artigo]

Cerveja: uma paixão nacional

Cerveja: uma paixão nacional

Prost! Saúde! Cheers! Seja em alemão, português ou inglês, vale o brinde com a cerveja, que recebeu o título de paixão nacional e é apreciada em todos os cantos do Brasil. Cada vez mais os apaixonados pela bebida aventuram-se na produção artesanal, e encaram esse hobby como um negócio. O Paraná se destaca como um dos principais polos cervejeiros do país.

O estado é o maior produtor de cevada, matéria-prima da cerveja, do país, correspondendo a 60% da produção nacional. Ainda, é também onde está localizada a maior maltaria da América Latina, contribuindo para os resultados positivos do setor no Paraná.

Mesmo com grandes indústrias do ramo instaladas no Paraná, o crescimento das Cervejarias Artesanais é visível. Elas proporcionam a diversidade que os apreciadores da bebida tanto procuram, mesclando sabores, acrescentando seu diferencial, leveza ou intensidade as produções únicas. Isso faz com que os consumidores busquem pelas artesanais e, até mesmo, optem por elas as cervejas de “fórmula padrão”

A dedicação das Cervejarias Artesanais paranaenses é compensada com a conquista em concursos. Mais da metade das empresas cervejeiras do estado já participaram desses concursos e, de acordo com o Clube do Malte, 78% conquistaram premiações.

Entre as cervejarias temos a Ol Beer Cervejaria e a Cervejaria Donau. Bier. A Ol Beer nasceu da paixão de um casal de mestres cervejeiros e está localizada em São José dos Pinhais. No início, eles não tinham qualquer intenção de comercializar os produtos, que eram feitos em casa com estudos e receitas por eles mesmo elaboradas. No entanto, perceberam que poderiam lucrar com o hooby após os elogios recebidos de amigos e familiares, decidindo, assim, transformar a atividade em um negócio. Tornaram-se sócios e conseguiram investidores, encarando com tudo o mundo e os desafios das cervejas artesanais.

A Donau Bier, por sua vez, é uma Cervejaria Artesanal do Distrito de Entre Rios em Guarapuava que iniciou suas atividades em outubro de 2004. Os choop’s tradicionais da Donau são produzidos conforme a Lei de Pureza de Reinheitsgebot (Lei da Pureza Alemã), a qual estabelece que para uma cerveja ser pura deve utilizar apenas água, malte, lúpulo e levedura. A cervejaria se destaca comercializando seu chopp em várias festividades da região. Em 2007, a Donau também começou o negócio de gastronomia típica alemã e, atualmente, o cardápio possui diversas opções para que os procuram conhecer e apreciar a culinária germânica.

Um estudo realizado pelo SEBRAE/PR, em conjunto com a Faculdade Guairacá e a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), Mapeamento das Cervejarias Artesanais do Paraná 2018, apontou o crescimento do segmento no Paraná. O mapeamento se faz necessário para que o Sebrae possa acompanhar a evolução do setor e seja capaz de auxiliar os empresários, encontrando soluções estratégicas para o segmento. O Presidente da Procerva, Anuar Tarabai, complementa a importância do mapeamento: “Os dados reforçam para a sociedade que é um setor em ascensão e que veio para ficar. Serve ainda como um balizador para os empresários, que podem nortear suas ações no mercado”. Em 2019, segundo dados do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o Paraná ocupou a posição de 5º lugar em número de cervejarias registradas, o que aponta um crescimento médio de 39% nos últimos dois anos.

Atualmente, o consumo de cerveja vai muito além. A bebida ampliou sua atuação, está em cursos, harmoniza com a culinária, oferece degustação de suas variedades, está em finos restaurante e no conforto das residências. Para apreciar uma boa cerveja, conheça seus ingredientes e seu processo, escolha suas preferências e aprecie cada sabor.

Se é do Paraná é bom, tem qualidade e segurança.

 

Deixe aqui nos comentários como foi experiência com as cervejas artesanais

 

 

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Daniele Martins Machado
Daniele Martins Machado Seguir

Engenheira de Alimentos especialista em gestão de segurança de alimentos. Atua no Sebrae nas ações com o Agronegócio, Alimentos e Bebidas.

Ler conteúdo completo
Indicados para você