[ editar artigo]

Conheça o Censo das Cervejarias Brasileiras Independentes

Conheça o Censo das Cervejarias Brasileiras Independentes

O Sebrae e a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) realizaram o 1º Censo das Cervejarias Brasileiras Independentes. Foram obtidas 486 respostas validadas de produtores de fábrica própria, produção terceirizada (cervejaria cigana) e bar próprio.

Os resultados gerais da pesquisa podem ser acessados no link a seguir: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Censo-cerveja-geral2-v3.pdf

Em breve, outras análises serão realizadas e divulgadas pelos canais do Sebrae e da Abracerva. Esperamos que esse mapeamento possa contribuir para a compreensão desse mercado tão dinâmico!

 

Confira alguns destaques da pesquisa

  • 89% desses empreendedores são do sexo masculino e mais da metade dos respondentes possui pós-graduação ou mestrado
  • A maioria dos entrevistados já realizou algum curso cervejeiro
  • Rio Grande do Sul e São Paulo concentram a maior quantidade de cervejarias independentes
  • 70% dos negócios são considerados jovens, com 1 a 4 anos de existência
  • A maior parte dos respondentes declarou que o faturamento de 2018 foi melhor em relação ao ano anterior
  • Em 2019, 50% das cervejarias estavam com seus gastos de receitas igualados, até o momento da pesquisa
  • Em relação a faixa de faturamento nota-se que a maioria das Cervejarias Independentes espera faturar até R$ 360 mil este ano e o enquadramento tributário prevalente é o Simples Nacional

 

Reportagens sobre a pesquisa

Link da primeira matéria produzida na grande imprensa sobre a pesquisa: https://extra.globo.com/emprego/cervejeiros-projetam-crescimento-para-setor-nos-proximos-anos-mas-ha-desafios-24012511.html

 

Release oficial Sebrae e Abracerva:

http://agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pesquisa-traca-o-perfil-do-cervejeiro-independente,145e4102eebcd610VgnVCM1000004c00210aRCRD

Comunidade Sebrae
Mayra Viana
Mayra Viana Seguir

Analista técnica do núcleo de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Doutoranda em Administração pelo PPGA/UNB, com ênfase em comportamento do consumidor. Pesquisadora do grupo de pesquisa Conscient da UNB.

Ler matéria completa
Indicados para você