[ editar artigo]

Curitiba é a cidade mais sustentável do Brasil... Será mesmo?

Curitiba é a cidade mais sustentável do Brasil... Será mesmo?

Não é de hoje o título que Curitiba carrega de cidade mais sustentável do Brasil, pois há muito tempo investe em ações sustentáveis. Em 2015, Curitiba foi reconhecida como a cidade mais verde da América Latina, de acordo com a Siemens, que realizou a pesquisa considerando os requisitos de energia e emissões de CO2, transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental. De acordo com os resultados, Curitiba obteve destaque nas categorias de reuso de resíduos e mobilidade urbana.

Quem mora em Curitiba e visita outras cidades, mesmo que maravilhosas por natureza e hospitalidade, estranha bastante o descaso com os resíduos, por exemplo. Como não separar o lixo, não é mesmo?

Agora, mais estranho, mesmo, é nos depararmos com um restaurante ou uma indústria de alimentos da “cidade verde” que não realiza a separação de resíduos. Difícil de acreditar, não é? Mas, infelizmente, ainda existem algumas empresas que tratam o meio ambiente com descaso e acreditam que a responsabilidade pela sustentabilidade é apenas do Estado.

Todas as esferas do governo têm sim sua parcela de responsabilidade, mas a sociedade também e, para incentivar empresas na adoção de ações sustentáveis, existem selos e certificados disponíveis no mercado – veja exemplos abaixo. Quem sabe algum deles não cabe no bolso da sua empresa?


Saiba mais: O vídeo abaixo mostra as 5 cidades mais sustentáveis do mundo

 


Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Luana de Assis
Luana de Assis Seguir

Bióloga, especialista na gestão da segurança de alimentos, mestre em bioética, Luana é consultora do Sebrae nas ações do Selo Alimentos do Paraná e gestora do Selo Agir Sustentável da Bioqualitas Paraná.

Ler conteúdo completo
Indicados para você