[ editar artigo]

Encadeamento Produtivo Coprossel Uma história enraizada no Centro Oeste do Paraná - Parte 01

Encadeamento Produtivo Coprossel 
Uma história enraizada no Centro Oeste do Paraná - Parte 01

Preciso começar a contar essa história fazendo um alinhamento do que se trata um encadeamento produtivo, conforme o site do Sebrae, os projetos de encadeamento produtivo visam desenvolver e aprimorar a competência dos pequenos negócios para que tenham condições de realizar suas próprias mudanças e adicionar maior valor ao negócio, aumentando sua produtividade. Tudo começa quando uma empresa de grande porte, que tem em sua cadeia de valor seja a montante ou a jusante, pequenas empresas, opta por contribuir para desenvolvê-las. Essa opção pode ser desenvolver um conjunto de clientes, um conjunto de fornecedores ou ambos, sempre para que haja o encadeamento produtivo é necessária uma grande empresa que é chamada de âncora, e as empresas satélites ao seu redor que serão desenvolvidas. A figura a seguir esclarece as etapas pelas quais são submetidas as empresas durante o processo de desenvolvimento:

Uma vez identificados e mapeados os gargalos que interferem na competitividade das pequenas empresas, bem como quais são os requisitos da grande empresa que precisam ser atendidos para que o nível de negócios entre ambas seja ampliado, se atua em função da diminuição desse gap que existe entre a capacidade da pequena empresa em ofertar produtos e serviços, e os produtos e serviços que são demandados pela grande empresa, ou seja, atuar nesse “gap de competitividade” interfere sobremaneira nos resultados que podem ser atingidos pelos pequenos negócios.

O conceito pode parecer complexo, mas na prática o que mais importa é a relação de ganha-ganha que pode ser estabelecida entre a empresa âncora e sua cadeia de valor, o quadro a seguir apresenta quais são os principais ganhos nas empresas envolvidas em um processo de Encadeamento Produtivo:

O Encadeamento Produtivo Coprossel está no seu 4º ano de vida, já é a segunda fase dos trabalhos que são realizados com os produtores rurais (associados ou não associados) à Cooperativa Coprossel de Laranjeiras do Sul no Paraná. Na primeira fase do projeto os trabalhos foram concentrados em 4 grandes frentes:

  • Diminuição dos Custos de Produção;
  • Aumento da Lucratividade;
  • Aumento da Produtividade;
  • Aumento do Índice de Competitividade dos Empreendimentos Rurais participantes.

No mapeamento realizado no começo dos trabalhos (ainda no ano de 2016), ficou claro que o nível de gestão adotado nos empreendimentos rurais atendidos configurava um “gap de competitividade”, e para a empresa âncora melhorar a gestão dessas empresas contribuía para que ela mesma pudesse melhorar.

Uma questão peculiar está presente nesse encadeamento produtivo em específico, para a Cooperativa Coprossel atender seus cooperados e não cooperados pelo projeto, implica em atender simultaneamente seus clientes e fornecedores, visto que o produtor rural interage com a empresa âncora nessas duas frentes, como cliente quando busca insumos (sementes, adubos e defensivos químicos) para alimentar seu processo produtivo, e como fornecedor quando comercializa sua produção com a cooperativa.

              Muitos foram os desafios, milhares foram os quilômetros rodados nas estradas de terra dos 6 municípios que são da área de abrangência da cooperativa para atender esses produtores lá nas suas propriedades, a história merece mais alguns capítulos... Te espero no próximo...

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/programa-nacional-de-encadeamento-produtivo,b9ee6c566dca5410VgnVCM1000003b74010aRCRD

 

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você