[ editar artigo]

Energia Solar no Agronegócio

Energia Solar no Agronegócio

Podemos dizer que a Energia Solar é o braço direito dos homens do campo quando se trata da produtividade e da economia da agricultura. Mas afinal, o que é energia solar e porquê ela é tão importante para o Agronegócio? 

A Energia Solar nada mais é do que uma energia alternativa renovável e sustentável. O seu funcionamento é simples - as placas ou os módulos solares captam a energia da luz solar, transformam em eletricidade e outro componente que pega essa energia gerada pelos painéis, adapta à rede elétrica das regiões. Elas são utilizadas em residências, comércios e fazendas, e também pode ser aproveitadas por outras Tecnologias como o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e a energia heliotérmica.

A Importância da Energia Solar

Redução de custos: um dos benefícios para esse investimento é a redução de consumo de energia elétrica e das contas, além de obter uma geração de eletricidade a partir de uma fonte totalmente limpa e renovável, ela ajuda a diminuir os impactos dos Fenômenos Naturais e as consequências negativas ao meio ambiente. 

Preservação do Meio Ambiente: uma ótima notícia para os homens do campo e para a população, é que a energia solar  também é capaz de preservar as consequências negativas ao meio ambiente  reduzindo a emissão de gás do efeito estufa, que trás sérios impactos para a saúde do planeta. 

Qualidade de Vida dos Alimentos: Há quem pense que a energia solar serve somente para a irradiação da energia, mas é muito mais do que isso, a energia solar também contribui para a produção de derivados, criação de frangos em granjas, irrigação das plantações, armazenamento de produtos e etc.. fazendo com que a produção não pare nem durante à noite, por exemplo, onde o processo passa a ser contínuo e mais produtivo. 

Otimização de Processos e sustentabilidade: com a implementação do recurso solar, os produtores e agricultores têm aproveitado para focar em outros pontos - como a agricultura de precisão, e utilizado seu tempo para ter mais agilidade no planejamento e controlar com mais eficiência as atividades da produção. Sendo assim, investindo em novos modelos para a Sustentabilidade do negócio. 

Gera Emprego e Renda na Lavoura: estudos revelam que a energia renovável é o que mais gera empregos no planeta. Com a constante movimentação e crescimento do mercado, a cada dia mais as oportunidades para profissionais experientes são maiores. Em um país onde nos deparamos com milhões de pessoas desempregadas, a energia solar fotovoltaica tem sido um investimento estratégico para a geração de empregos e renda. 

Conclusão: 

Não há dúvidas  que O Futuro do Agro é a tecnologia, e o sistema Solar é uma das razões para se acreditar nisso. Além do que citamos nesse artigo, também existem outros benefícios desse recurso indispensável para o campo: tais como formas habituais de utilizar no bombeamento da água, para iluminação, monitoramento, segurança, atividades de telecomunicações no meio rural entre outros. 

Você sabia que o campo é o terceiro maior produtivo do Brasil que usa a Energia solar? 

Interessante, né? espero que tenha gostado desse artigo e até a próxima!

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você