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Estratégias de marketing digital no ramo da indústria

Estratégias de marketing digital no ramo da indústria

Quase todos os negócios estão presentes na internet de alguma forma, seja via e-commerce, redes sociais, blog ou site. Aqueles que não, encontram-se muitos passos atrás.

E quando o assunto é marketing para indústrias, quase ninguém pensa que isso existe. Mas sim, é real e extremamente importante.

Nas indústrias mais tradicionais, o modelo que se trabalha é o B2B, ou seja, os clientes principais são outras empresas. Por isso, é necessário um processo muito mais do que somente vendas, mas também de fidelização com esse público, além de um relacionamento certeiro.

E uma ferramenta relevante para chegar até esses consumidores é o marketing digital. Trata-se de uma forma de melhorar os custos ligados à divulgação, potência da marca, fidelização de clientes, pré e pós-venda, entre tantos outros.

Para conhecer outras formas de obter bons resultados online para as indústrias, continue a leitura deste artigo.

 

Como o marketing é útil para uma empresa?

Um cliente com dúvidas e sem respostas é um cliente insatisfeito e um potencial meio de divulgação ruim do seu negócio, por isso, é preciso atenção aos detalhes.

As dúvidas no  momento de compra existem e muitas pessoas têm questionamentos, por isso, contar com bons atendimentos está relacionado a bom marketing digital. Outras estratégias a serem avaliadas são as de conteúdos, de SEO, e-mail marketing, mídias sociais e inbound marketing.

Conheça alguns exemplos a seguir.

 

Nas indústrias

Imagine uma empresa que faz a venda de máquina de solda via ecommerce. É necessário que todas as explicações sejam dadas sobre o equipamento, como funciona, entre outras questões, pois trata-se de algo complexo, com um preço alto e que o cliente precisa saber como usar.

Quanto menos problemas o comprador tiver, mais positiva será sua relação com a empresa que fornece. Por isso o marketing digital é um auxílio tão grande. Aqui o marketing de conteúdo pode entrar, educando o público-alvo e passando todas as informações necessárias.

 

No ramo alimentício

Outro exemplo interessante de se pensar e que entra no marketing digital, é o ramo alimentício e de bebidas. Muitos restaurantes, bares e pequenos produtores, por exemplo, usufruem dos benefícios da internet a fim de conseguir mais clientes. Hoje em dia, com os aplicativos específicos para esse fim, é possível contar com bons resultados.

Um dos aspectos que pode fazer a diferença nesse segmento é o bom uso das mídias sociais. O restaurante que utiliza delas da melhor forma, mostrando detalhes do estabelecimento, dos pratos servidos e até da satisfação dos clientes, atrai mais clientes.

 

Atendimento diferente

Outro ponto muito importante, é que as empresas cheguem a patamares diferentes dentro do universo online por meio do atendimento.

Mesmo no setor industrial, tudo o que os clientes procuram é rapidez quando estão com dúvidas ou quando querem entrar em contato com a empresa. No ramo alimentício, esse atendimento precisa ser ainda mais fortificado e eficaz.

Muitas vezes, as indústrias investem em treinamento para seus colaboradores operacionais, sensibilizando-os, por exemplo, sobre o uso do equipamento de proteção individual no ambiente de trabalho, por questão de segurança e necessidade. Porém, a equipe de atendimento nem sempre recebe a devida atenção, e ela é ponto principal de contato com seu cliente. Lembre-se que o bom atendimento via marketing digital pode ser um grande aliado, da mesma maneira que os EPIs.

 

Conteúdo bem pensado

A empresa que conta com um site, precisa dar uma atenção para o blog que faz a geração de conteúdos sobre os produtos oferecidos. A produção de vários materiais é o que ajuda no convencimento do lead (potencial cliente) a se tornar um consumidor assíduo.

Outros pontos essenciais são as técnicas de SEO, a boa utilização de palavras-chave e a experiência de recebimento de conteúdo que o cliente tem de modo geral.

Se uma empresa oferece placas de sinalização, por exemplo, os conteúdos podem ser educativos, mencionando a importância desse material nos locais, ou então, conteúdos direcionados às compras e os motivos da importância da  aquisição desse produto.

 

Benefícios do marketing digital para as empresas

O marketing digital é uma metodologia com inúmeras vantagens para quem está pensando em alavancar as vendas através do meio digital, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quando a presença da indústria é forte também no ambiente online, a credibilidade aumenta de forma gradativa.

As estratégias de marketing digital passam por uma constante evolução tecnológica, de modo que sempre apresentam novidades ao consumidor.

E talvez um dos maiores benefícios gira em torno do relacionamento a longo prazo. Quando uma empresa acha um bom fornecedor, dificilmente irá pensar em trocá-lo. Isso é o que o marketing B2B faz.

Agora que você aprendeu sobre as estratégias de marketing digital para as indústrias, chegou o momento de aplicar na sua empresa e colher os melhores resultados.

 

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Comunidade Sebrae
Mayra Viana
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Analista técnica do núcleo de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Doutoranda em Administração pelo PPGA/UNB, com ênfase em comportamento do consumidor. Pesquisadora do grupo de pesquisa Conscient da UNB.

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