[ editar artigo]

Fazendas Inteligentes

Fazendas Inteligentes

O objetivo de uma fazenda inteligente é fazer com que a tomada de decisões do fazendeiro seja mais fácil e que a produtividade seja otimizada. Fazendo com que as atividades fiquem mais rápidas, e também, proporcionando economia de dinheiro, através das ferramentas corretas isso é possível. 

Do Campo a Mesa || Fazendas Inteligentes

As soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio estão cada vez mais acessíveis e algumas delas merecem destaque:

Sensores, Drones e Satélites: Drones vão observar a saúde das plantas e as condições do solo, ou gerando mapas que guiarão os robôs e ajudarão os agricultores a planejar os próximos passos da fazenda. O resultado disso se refletirá no aumento da produção e em uma maior disponibilidade e qualidade dos alimentos.

Softwares de gestão da fazenda: O sistema de gerenciamento agrícola pode ser definido como um conjunto de aplicativos, sites ou programas de computador criados com a finalidade de ajudar na gestão da produção agrícola, desde as atividades de plantio, manejo, colheita, venda dos grãos até a gestão de estoque e financeira.

Telemetria: A Telemetria permite que vários processos sejam automatizados no cultivo. A pulverização de defensivos agrícolas, a irrigação e a aplicação de fertilizantes são alguns deles. Com dispositivos instalados nas máquinas, é possível saber qual a área total da aplicação, o momento exato do dia, qual o volume de insumos utilizados e em qual velocidade. 

O monitoramento do animal: Feito durante 24 horas por dia, é dado ao fazendeiro a cada segundo, com obtenção de respostas por câmeras, microfones e sensores, em relação ao comportamento do animal, abrangendo desde a nutrição, condução, bem-estar, até a simulação de retorno.

Do Campo a Mesa || Fazendas Inteligentes

Com o avanço, as fazendas inteligentes ganharam mais espaço em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Inglaterra e, aos poucos, começa a se tornar uma realidade no Brasil. Ainda há de vir muita inovação e tecnologia para esse campo.

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você