[ editar artigo]

Horta Suspensa – 5 Formas Simples Para Fazer

Horta Suspensa – 5 Formas Simples Para Fazer

Há diversas maneiras de cultivar uma horta suspensa em casa sem precisar de muito espaço e é justamente isso que lhe mostraremos neste artigo!

planta

A horta suspensa é uma das invenções mais criativas e produtivas do século 21 quando pensamos em cultivo em pequenos espaços.

Não acredita? Bom, esse termo tem aproximadamente 22 mil buscas mensais no Google…

Com isso, fica visível que esse tipo de cultivo caseiro é cada dia mais procurado na internet, sendo a solução perfeita para a vida moderna.

Isso por que como a população foi tomando cada vez mais os espaços urbanos, os longos locais para plantio ficaram mais raros, ou seja, tivemos que nos adaptar.

Mas, além da questão do cultivo, temos também uma maior preocupação com o que estamos ingerindo.

Saber como fazer uma horta suspensa é sinônimo de alimentos cultivados de forma orgânica (adubação natural e sem agrotóxicos), rico em nutrientes importantes ao organismo e consequentemente com mais benefícios à saúde.

Além disso, está comprovado que a jardinagem é uma terapia, isto é, é uma prática que traz inúmeros benefícios a saúde física e emocional.

Segundo pesquisas, o contato com a natureza e o plantio próprio é extremamente relaxante, aliviando o estresse do dia-a-dia.

Saiba mais no Blog Como fazer uma mini horta no quintal

Saiba mais no Blog Horta no quintal

Saiba mais no Blog Como fazer uma horta no quintal cimentado 

Saiba mais no Blog Como fazer uma horta no quintal       

Saiba mais no Blog Hortas criativas no quintal       

Saiba mais no Blog Mini horta no quintal     

Saiba mais no Blog Como fazer horta no quintal

Saiba mais no Blog Como fazer horta suspensa   

Assim, ter uma horta caseira pode lhe ajudar a evitar uma série de doenças, como hipertensão e diabetes.

Por isso, se você quer ter um horta orgânica em sua casa, saiba que o momento de aprender é agora!

A seguir lhe mostraremos 5 ideias fantásticas e criativas de como plantar em casa através do cultivo suspenso. Confira!

⦁ HORTA SUSPENSA COM GARRAFA PET

horta suspensa

Está achando que para plantar em casa é preciso muito investimento? Pois, saiba que está extremamente enganado.

Uma das formas mais simples, eficiente e econômicas de se cultivar alimentos e temperos em casa é através do plantio em garrafa plástica.

Mas, para fazer uma horta suspensa em garrafa pet é preciso tomar cuidado com o sistema de drenagem.

Assim, será preciso furar o material para escoar a água da rega e sempre o posicionar de forma a favorecer o desenvolvimento da planta (garrafa reta na horizontal).

A grande vantagem desse tipo de cultivo é que se trata de uma maneira altamente sustentável, diminuindo assim os impactos ao meio ambiente com os resíduos recicláveis.

Ah, e uma dica interessante é sempre buscar o plantio em garrafas pet transparentes.

Dessa forma, haverá uma maior penetração da luz solar no solo de cultivo, evitando o excesso de umidade no mesmo e consequentemente o apodrecimento das raízes.

⦁ HORTA SUSPENSA EM VASO

horta suspensa

Os vasos sempre foram os recipientes queridinhos dos jardineiros de plantão, não é mesmo?

Mas, saiba que atualmente eles têm ganhado um destaque a mais nas hortas domésticas, especialmente os feitos de barro e plástico.

Nesse sentido, os vasos pendurados (suspensos) estão cada vez na moda, pois além de servirem para o plantio, também acabam se tornando peças da decoração do ambiente.

O ponto positivo desse tipo de horta caseira é que os vasos são opções mais higiênicas e que podem ser colocados em qualquer canto da casa, dando um charme a mais.

E, além disso, é uma opção que proporciona o cultivo individual, já que há muitas plantas que não podem ser plantadas em conjunto ou muito próximas.

⦁ HORTA SUSPENSA PVC

horta suspensa

Os canos de PVC são cada vez mais utilizados nos jardins verticais, especialmente no caso da horta suspensa em apartamento.

Com isso, se tornaram uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço disponível, bastando apenas uma parede livre.

A dica para esse tipo de cultivo é montar um sistema interligado, pois assim terá um cultivo muito mais prático, saudável e bonito.

Isso por que nesse esquema de horta vertical, além de alegrar o ambiente, ainda deixará mais fácil a manutenção diária, principalmente com relação à rega.

⦁ HORTA SUSPENSA DE MADEIRA

horta suspensa

Quem é que não tem uns pedaços de madeira ou até mesmo um pallet sobrando em casa, não é verdade?

Pois, saiba que esses materiais são ótimos aliados na hora de montar a sua horta suspensa.

O primeiro grande motivo é que a própria madeira ajudará a controlar a umidade do substrato, já que esse material retém bastante a água em excesso.

Segundo por que a horta suspensa em caixotes além de ser uma forma sustentável de plantar, ainda embeleza o ambiente, pois com essas peças únicas se combina natureza e decoração.

E não pense que é difícil, pois para essa horta suspensa materiais basta ter um martelo, pregos, madeira e muita criatividade, já que as ideias são infinitas!

⦁ HORTA SUSPENSA EM LATAS DE ALUMÍNIO

latas
O alumínio é um material ótimo para se plantar em casa, já que conserva a temperatura.

Além disso, as latas de alumínio são materiais reutilizáveis, baratos e que podem ser confeccionados como desejar, dando um charme a mais à sua horta doméstica.

Por isso, basta que você faça os furos no fundo da lata para que a água em excesso escoe. Feito isso é só plantar e esperar dar frutos!

Portanto, essas foram as nossas cinco ideias para construir uma horta suspensa tendo pouco espaço.

Esperamos que você tenha gostado dessas ideias incríveis de como fazer uma horta suspensa, podendo aproveitar os espaços disponíveis em sua casa e materiais que muitas vezes iriam para o lixo!

Ah, e se tem dúvidas sobre o que plantar na horta suspensa, não precisa se preocupar, pois aqui (como fazer hortinha em casa), temos uma lista imensa do que é possível cultivar. 

Do Campo à Mesa

TAGS

ENTER

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você