[ editar artigo]

Influência do Agronegócio nos Mercados

Influência do Agronegócio nos Mercados

Quando falamos em Agronegócio, o Brasil se torna referência nesse setor, pois é responsável por ser uma das principais bases da economia. 

A Inovação no agronegócio integra os setores que possibilita às atividades agrícolas e pecuárias, como por exemplo: o cultivo das plantas, à criação de animais, o consumo humano para o fornecimento de matérias primas e a confecção de roupas, medicamentos, biocombustíveis, entre outras coisas que são diariamente movimentadas e consumidas no mundo. 

Além disso, o setor de consumo que envolve a atividade agropecuária movimenta o mercado e atrai empresas proporcionando vários benefícios como: empregos e  riquezas do campo à mesa. 

A produção não para, mesmo em cenário de Pandemia, o Agronegócio é um dos alicerces essenciais do mundo. E é sobre isso que fala o artigo Prevenção do Coronavírus no Campo, publicado aqui na comunidade, vale a pena conferir. Ele ressalta a importância do agricultor em nossas vidas, fala das medidas de proteção para manter o mercado abastecido, evitando a contração do Coronavírus. 

Ajudando a Superar a Crise

Do campo à Mesa - Agronegócio

Sabendo da sua importância, é importante ressaltar mais uma vez que, mesmo em cenário de pandemia, o agronegócio foi um dos únicos setores que cresceu, ajudando a reduzir o tamanho do tombo da economia Brasileira. 

Um levantamento realizado, mostra que o PIB do agronegócio teve um aumento de 4,62% no acumulado de Janeiro a Maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2019. 

Mediante a isso, muitos ainda acreditam que o Agronegócio será o grande responsável pela recuperação do declínio financeiro que estamos passando. 

Aumento de Empregos 

O setor também  é fundamental para o aquecimento de empregos. Em 2019 o número de pessoas empregadas chegou a 644 mil com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.  

Do campo à Mesa - Agronegócio

As oportunidades dentro dessa área são principalmente para  profissionais que são qualificados tecnologicamente, já que a tecnologia vem sendo grande aliada no setor da agricultura. Você pode ler mais sobre a sua extrema importância nesse post: Como a Tecnologia Impacta o pequeno Agricultor. 

Desenvolvimento Sustentável no Agronegócio

Outra questão que tem bastante influência é os desafios que o setor do agronegócio encontra para a harmonia entre a produção e a saúde do Meio Ambiente, um assunto polêmico, porém necessário.

Por afetar indiretamente o ciclo hidrológico, o clima e a qualidade dos recursos naturais, a pressão em mais recursos a favor do planeta gerou uma crescente preocupação mundial, na qual acaba afetando o setor da economia, política e social do País. 

Conclusão: 

O setor primário conta com mais de 5 milhões de produtores rurais que geram um faturamento bastante significativo para o mercado. Esse aumento está muito relacionado com o avanço da tecnologia. O grande destaque também é para a cadeia de agropecuária que potencializam seus processos produtivos, oferecendo um trabalho qualitativo e quantitativo ao consumidor final. 

As suas atividades tem a capacidade de interferir no mercado, pois podem exigir maiores investimentos, alterando a forma de administração do governo para o desenvolvimento da segurança alimentar e da agricultura sustentável no país.

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você