[ editar artigo]

Jabuticaba: Preferência do brasileiro

Jabuticaba: Preferência do brasileiro

A jabuticabeira

Nativa da Mata Atlântica e Minas Gerais. Está presente praticamente em todo o território brasileiro e no sudoeste do Paraná encontra-se o cultivo da árvore jabuticabeira apreciada pelos paranaenses.  

A jabuticabeira - Comunidade do Campo à Mesa

A fruta parece uma bolinha de gude, com polpa branca, contém sementes e a casca com a cor roxo que puxa para o preto. Está presente as antocianinas no fruto e age como antioxidante capaz de eliminar radicais livres que retardam o envelhecimento celular, desacelera o crescimento das células cancerígenas, combate doenças cardiovasculares e pela presença de potássio evita a formação de coágulos.

A jabuticaba tem poucas calorias, a cada 100g do fruto possui aproximadamente 58Kcal; rica em vitamina C que age na defesa do organismo pois aumenta a imunidade; contem 2,3g de fibras que ajudam no transito intestinal e com isso evita o câncer de colón, além de outras doenças. Fonte de cálcio, fósforo, manganês, ferro, cobre, zinco e tiamina B1 essencial para a saúde vital.

Os frutos podem ser transformado em sucos, licores, vinho, geleias, bolos e entre outras preparações deliciosas e saudáveis. 

A colheita

Essa é realizada no mês de agosto, setembro, dezembro e janeiro, porém o desafio dos agricultores é afastar os insetos, fungos, principalmente o pulgão ceroso capulina jaboticabai que deterioram os frutos causando prejuízos ao produtor e com isso o acréscimo de custo ao consumidor.

A colheita - Comunidade Do Campo à Mesa

O fruto chama atenção em diversos países e no Canal Rural (2017) publicou que a China importou 10 unidades de jabuticabeiras do Brasil na cidade de Antonina (PR). Foi realizada o transporte pela empresa DC Logistics Brasil/Divulgação que teve todo o cuidado para manter a arvore viva durante os 37 dias de viagem, sendo liberada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Isso mostra que o Brasil tem todo o cuidado na hora de liberar o tesouro da pátria para que as pessoas mundialmente conheçam os produtos do nosso país. E devemos valorizar toda a equipe que está por detrás do palco que faz o produto chegar a mesa com qualidade ao consumidor. 

E já que estamos na temporada da jabuticaba que tal preparar uma deliciosa geleia da fruta?

Anote aí:

SORVETE DE BANANA COM GELEIA DE JABUTICABA 

Geleia de Jabuticaba

Ingredientes:

  • 100g de jabuticabas picadas;
  • 100g de açúcar mascavo;
  • 1 pitada de canela;
  • Raspa de limão siciliano;

Modo de preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes e levar ao fogo até se transformar em geleia.

Sorvete de Banana com Abacaxi

Ingredientes

  • 6 unidades de banana madura;
  • 2 fatias de abacaxi;
  • 50ml leite de coco (garrafinha);

Modo de preparo:

Picar as bananas e congelar. Assim que congelar levar no liquidificador, acrescentar o abacaxi e o leite de coco. Bater tudo até ficar homogêneo. 

Servir o sorvete com a geleia de jabuticaba e pode colocar também folhas de hortelã.

Juliana Riva Ferrari Nutricionista (CRN-8 2360)


 

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você