[ editar artigo]

Lançamento da Cartilha: Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos

Lançamento da Cartilha: Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos

Os países se uniram em torno dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para reduzirem problemas do mundo, sendo um deles erradicar a fome. Hoje, segundo publicação da Instituição dos Engenheiros Mecânicos (IMechE), a perda de alimentos varia entre 30% e 50%. Segundo a FAO (2017), o Brasil está na lista dos países que mais desperdiçam alimentos, ao mesmo tempo em que apresenta cerca de 7 milhões de pessoas em situação de fome.  

Com isso, é necessária uma melhor adequação da economia e dos métodos de produção, transporte, armazenamento e consumo dos alimentos. Ao utilizar métodos ligados à economia circular e à alta eficiência e produtividade, pode-se, de fato, transformar essa realidade.  

Nesse cenário, o Centro Sebrae de Sustentabilidade elaborou a cartilha “COMBATE À PERDA E AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS - Oportunidades de negócios”. No documento, são apresentadas boas práticas que podem ser utilizadas de maneira rápida e simples. Contando com casos reais, a proposta é inspirar empresas a mudarem sua realidade, adotando medidas para redução da perda e do desperdício de alimentos. 

 

A cartilha é composta por sete capítulos: 

1 – O cenário da perda e do desperdício de alimentos e o papel dos pequenos negócios  

2 – Como e onde ocorrem a perda e o desperdício de alimentos 

3 – A economia circular, uma estratégia importante  

4 – Panorama do mercado de alimentação brasileiro 

5 – Tendências em destaque no mercado de alimentação  

6 – Novas tecnologias auxiliam no combate ao desperdício de alimentos 

 7 – Como evitar a perda e o desperdício de alimentos 

Clique AQUI para acessar o conteúdo!

 

Esta postagem teve colaboração de Mateus de Araújo Gonçalves

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Mayra Viana
Mayra Viana Seguir

Analista técnica do núcleo de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. Doutoranda em Administração pelo PPGA/UNB, com ênfase em comportamento do consumidor. Pesquisadora do grupo de pesquisa Conscient da UNB.

Ler conteúdo completo
Indicados para você