[ editar artigo]

Mamão: Fruta para tratar constipação

Mamão: Fruta para tratar constipação

O mamoeiro é nativo nas regiões tropicais das Américas, no sul do México e regiões da América Central. No Brasil, encontra-se nas prateleiras dos mercados facilmente. Segundo Embrapa (2018) o estado com maior índice de produção da fruta está no estado do Espirito Santo com (33%) e o sul tem o menor percentual (0,3%). Na estatística demostrou o desempenho da cultura do mamão no país entre (1970-2015). 


Apesar do percentual ser baixo na região sul, o Paraná dispõe a fruta ao consumidor. O Brasil (2011) na estatística relatou um rendimento de 38,8 milhões de dólares pela exportação do mamão formosa e papaia (LUZ, L. N. et al, 2015). O mamão tem coloração laranjada com várias sementes na região central e composto com várias vitaminas e sais minerais. 

Quais são os benefícios?

O mamão formosa contém 45kcal para 100g e o papaia 137kcal para 100g. Tem altas concentrações de vitamina C, minerais cálcio, fósforo, ferro, licopeno e é antioxidante, além de ser laxante. Ajuda na saúde dos ossos, anemia, imunodeprimidos, câncer de próstata e entre outras doenças.
O mamão é excelente no tratamento de constipação, porém não adianta consumir a fruta se a ingestão de água está baixa. Para saber a quantidade de água adequada que precisa consumir, pegue o peso (kg) e multiplique por 40, terá a quantidade média que necessita fracionar durante o dia.

Você está com intestino preso? Indico consumir a água adequadamente, frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras. 


 

Que tal preparar uma vitamina laxante? Anote aí! 

1 copo de 200ml de água

¼ beterraba,

1/3 de cenoura,

1 folha pequena de couve,

1 ameixa seca sem caroço 

½ xícara de mamão.

Bater tudo no liquidificador e salpicar com canela (opcional).  Caso tenha diabetes não misturar a cenoura com a beterraba porque pode aumentar o índice de glicose.

 

Dra. Juliana Riva Ferrari - CRN-8 2360


REFERENCIAS
IBGE: PRODUÇÃO BRASILEIRA DO MAMÃO, Embrapa, Colombo, 30, set. e 2019. Disponível em: http://www.cnpmf.embrapa.br/Base_de_Dados/index_pdf/dados/brasil/mamao/b1_mamao.pdf. Acesso em: 06, set. e 2020.

LUZ, L. N., Novos híbridos de mamoeiro avaliados nas condições de cultivo tradicional e no seminário brasileiro. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticaba, vol 37, nº1, jan./mar. (2015).

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você