[ editar artigo]

MORANGO É TUDO DE BOM !!!

MORANGO É TUDO DE BOM !!!

Morango - uma fruta que remete a tantas coisas boas.

No Norte Pioneiro do PR, um grupo de produtores têm trabalhado essa cultura de uma forma diferente. Vários produtores estão cultivando de forma protegida, sob estufas, em canteiros suspensos para evitar problemas climáticos, como o granizo, e ter um melhor controle de pragas e doenças, melhorando o manejo e os tratos culturais.  Fundaram uma associação, e, conversando com o Presidente eleito, Marcelo Siqueira, ele diz: “é uma fruta linda, que responde bem ao plantio, prazerosa de se trabalhar. Vivo no campo desde a infância e o morango sempre me chamou atenção. Vi como uma oportunidade de negócios, assim como outros colegas.”

Diferenciais - Uma dupla de produtores tem 15 mil plantas da variedade San Andreas, de origem espanhola, cujas mudas foram importadas da Argentina, e consideram essa cultivar mais vantajosa, no sistema de cultivo suspenso, pois o consumo de água é menor. Comparativo: - no campo, usariam de 30 a 40 mil litros de água por dia, enquanto usam de 3 a 4 mil litros no plantio suspenso e sob estufa. Também reduz 80% de aplicação de defensivos agrícolas. Usam produtos biológicos, pensando no consumidor final. Um exemplo de sustentabilidade. Um detalhe que chama atenção é o uso de armadilhas para insetos, usando garrafas pet com fita vermelha e vinagre como atrativos pra moscas e borboletas que danificariam as plantas.

E economicamente é interessante? Sim, segundo os produtores, numa área de 1.400 metros quadrados conseguem ter 15 mil plantas. Precisariam de 3 a 4 vezes mais área para o plantio no solo. A durabilidade da fruta é de 2 a 3 vezes maior. Há casos de 6, 7 dias depois de colhido, na prateleira, enquanto o morango comum dura de 2 a 3 dias. No inverno, vendem mais in natura, pois é a melhor época, estão mais bonitos e saborosos. No verão, vendem também para indústrias que usam para produção de polpa.

Entre prós e contras... Um grande problema dessa atividade atualmente é a presença forte de “atravessadores” que manipulam o preço a seu favor e ficam com a maior parte do valor final de venda ao consumidor. Por isso, estão apostando num processo associativo e de obtenção de uma Indicação Geográfica, tendo como parceiro o Sebrae, as prefeituras municipais a EMATER e outros, acreditando que irão agregar valor, através da venda direta sem a presença de “atravessadores”. A IG garante a qualidade, melhora de produção e a comercialização, com melhores resultados para o produtor que pode investir mais no cultivo como: compra de insumos, irrigação, mudas de melhor qualidade, embalagens e com isso terão maior produtividade e preços mais competitivos.

Comercialização – O desejo é que a IG alavanque as vendas para supermercados, indústrias de polpa, frutarias, e outros pois a cadeia de produtos é muito grande. O morango é utilizado para consumo em natura, doces, sobremesas, sucos, e também é muito usado em cosméticos e aromatizantes, sejam produtos frescos ou industrializados.

Saúde. Rica fonte de vitamina C, o morango também fornece outras vitaminas, lipídios e aminoácidos. Também tem sido utilizado por endocrinologistas e nutricionistas no combate à alta glicemia. Segundo Marcelo Siqueira, cuja família consome muito, desde que adotaram essa forma de cultivo ecológico, sua imunidade melhorou, e não sabem mais o que é gripe.

Além de todos os seus usos e propriedades já citadas, é considerado uma fonte de romantismo.... cuja figura é explorada na moda e design, em peças de roupas, pijamas, artesanatos e presentes. Deliciosamente lindo!

 

SE é do PARANÁ, tem qualidade, é seguro e é bom.

 

 

Do Campo à Mesa

Ler conteúdo completo
Indicados para você