[ editar artigo]

"O Futuro do Agro" - A riqueza chamada capital natural

"O Futuro do Agro" - A riqueza chamada capital natural

Quando este assunto surge, o primeiro desafio é: Como realizar a exploração primária produtiva de forma eficiente contemplando a viabilidade econômica e a preservação dos recursos naturais?

Na reflexão deste processo devemos levar em consideração a origem do capital natural. O estoque dessas riquezas foram disponibilizadas ao homem pela natureza. Este é o pontapé inicial para refletirmos sobre como estamos conduzindo o sistema primário produtivo. 

Mas...o que compõem o capital natural? 

O estoque de capital natural é composto pelo solo, água, recursos minerais e biológicos. As condições pluviométricas e do clima em geral, são partes integrantes mas também decorrentes da condução deste estoque de capital.

Na atualidade, questões relacionadas à sustentabilidade estão cada vez mais presentes nos debates.  Em se tratando de capital natural e da exploração primário produtiva, temos que,  as exigências de sustentabilidade destas atividades só serão satisfeitas se os processos produtivos não agredirem esses recursos de forma que sua reversão seja impossível (SENAR PR, 2008). Ou seja, o sistema exploratório deve considerar a preservação e finitude dos recursos naturais.

Dessa forma, as atividades desenvolvidas devem levar em consideração o tripé da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental.

Do meu ponto de vista, um dos grandes fios condutores é interligar esses três aspectos fundamentais com os assuntos tratados nos artigos anteriores (Capital SocialCapital Físico). E a partir disso, articular as ações desprendidas, objetivando uma gestão eficaz.

Um ponto basilar talvez decorra da transposição daquela fase que identificamos como falha em nosso sistema educacional básico e a aposta na formação das capacidades que contemplem os aspectos financeiro e comportamental. Como tenho explorado a posse do capital natural integrante ao capital físico que detenho?

Acredito que não existe uma resposta pronta/única para este tipo de indagação que contemple o econômico, o ambiental e o socialmente correto, pois cada situação em si, tem suas particularidades. Além disso, outro fator fundamental é a percepção e a interpretação que cada indivíduo tem construído em sua vida acerca de sustentabilidade. Aquilo que para um determinado indivíduo se caracteriza como socialmente correto, na percepção de outrem, pode não ser classificado como tal. Isso tudo, ao meu ver, decorre da já falada inteligência comportamental e financeira, essencial para o desenvolvimento tanto individual quanto empresarial.

Pensando em melhorar a performance individual e da sua empresa, buscando o equilíbrio e a sustentabilidade, alguns itens são fundamentais. 

  • Ser economicamente viável. Nenhuma atividade é atrativa sem apresentar resultados positivos. Para isso, faz-se necessário ter na ponta do lápis os negócios desenvolvidos através do controle do fluxo de caixa. 

  • Uma atividade sustentável deve contemplar o aspecto social em suas relações. Neste ponto, o capital social figura como um integrante indispensável. O reconhecimento do indivíduo enquanto membro integrante da sociedade depende das interações que realiza.

  • No quesito ambiental devemos, minimamente, observar a legislação vigente. Ela é o balizador legal para ser ambientalmente correto.

Nós da Agroburei Agribusiness, acreditamos que uma gestão eficaz e sustentável busca o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental. É na conjugação desses fatores que as probabilidades de uma melhor performance são maximizadas.

Desejamos que você tenha inteligência financeira e comportamental para conquistar este equilíbrio. Conquistando assim, a prosperidade individual e empresarial.

📌 Faça parte da Comunidade Sebrae Do Campo a Mesa e tenha acesso aos melhores conteúdos!

Equipe Agroburei Agribusiness

Luiz Augusto Burei

 

REFERÊNCIAS

SENAR PR; SEBRAE; FETAEP; FAEP . Programa Empreendedor Rural. Projetos. 2008.

Artigos anteriores:

"O Futuro do Agro" Tema Capital Físico

https://comunidadesebrae.com.br/manage.app#!/content/articles/5f16e82483c52c34d1b723bc

"O Futuro do Agro" Tema - Capital Social

https://comunidadesebrae.com.br/manage.app#!/content/articles/5f0da3277754a9468ba6d130

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você