[ editar artigo]

O gerenciamento dos desembolsos e o impacto na performance dos negócios

O gerenciamento dos desembolsos e o impacto na performance dos negócios

No ramo agropecuário, a maioria dos negócios desenvolvidos, apresentam sazonalidade nas receitas. Devido a isso, o fluxo de caixa deste setor, apresenta particularidades trazendo a tona alguns desafios, dentre eles a gestão financeira. 

Uma das perguntas recorrentes é com relação a gestão eficaz dos desembolsos e o desafio de manter saldo positivo em caixa.

Talvez, você algum dia, já tenha se deparado em situações difíceis e até mesmo embaraçosas no momento de honrar com seus compromissos financeiros assumidos. Pode ter passado por dificuldades de capital financeiro para quitar boletos, sejam eles de insumos para custear a produção, parcelas de investimentos, e até mesmo as despesas familiares. O sentimento de frustração e impotência quando percebe que além de não ter dinheiro no bolso, está utilizando o limite de cheque especial e do cartão, reforçam a necessidade de mudança de atitudes e de comportamentos. 

Em convergência com artigos anteriores, ressaltamos novamente a percepção de um déficit no sistema educacional, o qual não prepara o indivíduo para administrar sua vida como um todo. Aspectos importantes como gestão financeira e inteligência comportamental e emocional não são tratados na base curricular educacional. Aprende-se sim, que o foco é o trabalho, que o centro de nossa atenção e energia deve ser conduzido a execução de atividades e tarefas. Essa percepção em focar a energia no trabalho braçal, resulta em dias cheios de atividades e compromissos. Por vezes, as tarefas são tantas que nem se percebe as horas e o dia passar.

Outro aspecto que nos remete a reflexão é o ato de comprar relacionado-o com a real necessidade na aquisição do bem ou serviço. Sugiro que olhe para seus capitais, de maneira particular para seus capitais físicos. Reflita, se dentre os componentes de seu capital físico, existe alguma máquina, equipamento, utensílio, que não são utilizados a mais de 1 ano, em alguns caso 2, 3 anos ou mais. Se existe, busque analisar se este bem não é resultante de um desembolso desnecessário ou mal planejado. 

Em todos os momentos, e principalmente em momentos de crise, é necessário ter a vida, a empresa, ter literalmente tudo, na ponta do lápis. É necessário ser prudente com os custos, com os desembolsos, com os investimentos a serem realizados. 

O fluxo de caixa realizado de forma correta fornece dados e fatos reais, que por sua vez, se constituem em subsídios importantes para o processo de análise e de tomada de decisão. Antes de se efetuar uma aquisição, é fundamental refletir sobre a real necessidade do bem, para isso, sugere-se analisar se esta aquisição é adequada, coerente e conveniente. O mesmo processo de reflexão deve ser realizado quanto ao valor que será investido ou desembolsado. Um processo de apoio é listar os prós e contras, não esquecendo de visualizar as possibilidades de futuro, pergunte-se sobre as consequências, no que isto vai influenciar. 

Outro importante aspecto, refere-se ao estado interior. Antes de tomar qualquer decisão, aquiete os pensamentos e os sentimentos. Durante o ato de comprar a energia predominante é o desejo, o querer, podendo comprometer a decisão, embasando-a no emocional. A dica aqui é, não compre por impulso, na energia do momento. Dê um tempo, afasta-se se necessário for,  observe mais cautelosamente. Assim, você potencializa as chances de uma decisão mais assertiva. Uma compra precipitada, sem refletir sua real necessidade e coerência, traz sentimentos nocivos para a saúde, sensação de vazio, de arrependimento, de culpa, podendo chegar até ao sentimento de raiva.

Para evitar decisões equivocadas e sentimentos negativos, a orientação é planejamento. Planeje tudo com antecedência. Nos artigos: “Investir tempo em planejamento é um bom investimento?”e “Comportamentos e atitudes proativas para tirar o planejamento do papel”, descrevem-se alguns pontos fundamentais para potencializar o sucesso pessoal e empresarial.

Antes de comprar qualquer capital físico, orienta-se a leitura do artigo “O Futuro do Agro"  Tema Capital Físico”, certamente ele vai contribuir no processo de tomada de decisão. Sugere-se também, um olhar especial para o seu capital social. No artigo "O Futuro do Agro" Tema - Capital Social”, são descritos alguns benefícios quando têm-se alto estoque de capital social. A virada da chave está em usá-lo com sabedoria.

Por fim, outra importante dica, é o olhar sistêmico. Olhe para sua empresa no agro, reflita como cada capital se conecta no todo, analise os pontos basilares que interligam um capital ao outro. Perceba cada capital de maneira individual, listando os pontos fortes e aqueles a serem melhorados, visualize as oportunidades e ameaças que se desencadeiam sistemicamente. Esses aspectos, serão tema para próximos artigos.

A busca por melhoria contínua é sempre a melhor escolha. Investir em ferramentas de gestão, inovação de processo e novas tecnologias aumentam exponencialmente as chances de resultados excepcionais. Atualmente a margem de lucro apresenta-se em declive, por isso, cada vez mais as decisões devem estar pautadas em dados e informações reais, coerentes e adequadas às finalidades a que se propõem. 

Uma das macrotendências da atualidade, é o investimento em processos de gestão que orientam para decisões mais assertivas. Você não vai ficar de fora, vai?

 

Use conscientemente as ferramentas de gestão para analisar seu presente e planejar o futuro que deseja para você e para os seus!  

 

Lembre-se: O seu futuro só vai existir se você gerenciar seu presente!!

📌 Faça parte da Comunidade Sebrae Do Campo a Mesa e tenha acesso aos melhores conteúdos!

 

Luiz Augusto Burei

 

Equipe Agroburei Agribusiness

REFERÊNCIAS

Artigos anteriores:

"O Futuro do Agro" Tema - Capital Social

https://comunidadesebrae.com.br/manage.app#!/content/articles/5f0da3277754a9468ba6d130

 

"O Futuro do Agro" Tema Capital Físico

https://comunidadesebrae.com.br/do-campo-a-mesa/o-futuro-do-agro-tema-capital-fisico-1

 

Investir tempo em planejamento é um bom investimento?

https://comunidadesebrae.com.br/quero-abrir-uma-empresa/investir-tempo-em-planejamento-e-um-bom-investimento

 

Comportamentos e atitudes proativas para tirar o planejamento do papel

https://comunidadesebrae.com.br/quero-abrir-uma-empresa/comportamentos-e-atitudes-proativas-para-tirar-o-planejamento-do-papel

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você