[ editar artigo]

Tecnologias e a Gestão no Agronegócio

Tecnologias e a Gestão no Agronegócio

Não há dúvidas que na agricultura ou na agropecuária a tecnologia tem se tornado grande aliada para aumentar a produtividade, rentabilidade e manter a qualidade de vida no campo. 

Porém, com tantas tecnologias em mãos, ter um negócio de alta rentabilidade se torna um grande desafio para os produtores. Pois, quando se tem um crescimento de alta escala, o controle dos processos de produção se torna cada vez mais complexo de lidar. 

Dito isso, a gestão do Agronegócio tem um papel fundamental para a resolução desses problemas. Pois ela ajuda os produtores a terem uma visão global dos negócios, tais como, trazer soluções assertivas para o posicionamento do mercado e melhorar o atendimento conforme as exigências da população. 

Nesse caso, utilizar as ferramentas tecnológicas para manter a qualidade dos serviços através da gestão do Agronegócio é fundamental, e caso não seja planejada de forma eficaz, ela pode gerar consequências: como a estagnação do crescimento da empresa.

Realizando uma Gestão Eficiente:

Para manter o crescimento, o setor agrícola precisa investir na melhoria da gestão, seja na produção, nos estoques, no fluxo de caixa bem como o uso de técnicas avançadas de cultivo, criação, manejo e tecnologias direcionadas. Sem esquecer de investir na gestão de pessoas no ambiente do Agronegócio.

Como começar, pode ser a parte mais difícil. Mas o grande segredo de uma gestão eficiente, é o planejamento. Confira mais dicas que garantem resultados positivos através de uma gestão eficiente:

 

 

Conhecimento em Agricultura de Precisão: o processo de precisão na agricultura possibilita gerir os campos de produções de maneira precisa, para que sejam aplicados os insumos e mãos de obras conforme a necessidade do campo. Essa aquisição evita desperdícios e aumenta a produtividade, e pode ser explorado com o uso de tecnologias que já se tornou realidade nos campos, como: o GPS, Drones, controladores de aplicação e análises de solo.

Consumo de Água e Energia: A gestão do Agronegócio também está relacionado com o uso consciente da Água e da Energia. E para isso, é possível realizar o manejo correto dos recursos hídricos, cuidados com a captação, tratamento, reutilização, armazenamento e consumo. 

Além disso, o uso adequado da água impacta no desempenho das aves, reduz custos com alimentos, medicamentos e climatização. 

Análise dos indicadores de Desempenho: a análise de dados mostra um acompanhamento completo e um melhor gerenciamento do desempenho das estratégias. 

É possível por exemplo, identificar quais fases de produção demandam mais tempo e quais precisam de recursos adequados para manter o sucesso no desempenho. Sendo assim, o responsável pela gestão, pode buscar soluções ágeis para impulsionar e capacitar o controle das atividades agrícolas. 

Conclusão: 

Para concluir, é importante ressaltar que ter uma administração rural e gestão do agronegócio se tornou cada vez mais necessária nas fazendas. 

Por ser um ramo extremamente competitivo e a maior potência do Brasil, a gestão é sem dúvidas o diferencial para aqueles que desejam posicionamento no mercado e lucratividade para os seus negócios.

A tecnologia está aí para ser explorada e para ajudar na maximização do sucesso produtivo e econômico no mercado do Agronegócio. 

 

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Frederico Sieck
Frederico Sieck Seguir

CEO - KOUD TECNOLOGIA

Ler conteúdo completo
Indicados para você