[ editar artigo]

Uva de Rosário do Ivaí

Uva de Rosário do Ivaí

Rosário do Ivaí, situado na parte Sul da Região Norte do Estado do Paraná, região também denominada Alto Vale do Ivaí, município situado a margem esquerda de seu afluente, o Rio do Peixe. A altitude média do município é de 675 metros, com variação ao longo de sua extensão, essa diferença de altitude em tão pouca extensão territorial propicia um relevo muito peculiar e bonito.

Considerada a Capital da Uva Niágara, Rosário do Ivaí se destaca na produção da fruta de grão docinho. As extensas plantações, localizadas próximas a rodovia, agradam os olhos e adoçam o paladar.

 

 

O cultivo da uva é realizado neste vale, em pequenas propriedades familiares, essa condição geográfica propicia um clima quente e seco durante a primavera e início do verão, favorecendo a maturação da uva antes do Natal, atendendo a grande demanda do mercado nesta época.Tradicionalmente, a Niágara Rosada tem sido conduzida no sistema de espaldeira com poda curta, deixando o esporão de 1-2 gemas.

Todo o processo produtivo hoje já está em processo de rastreamento, desde o campo com adoção do caderno de campo, até o consumidor final. Alguns mais avançados outros menos, mas com grande esforço das organizações para conseguir organizar o setor produtivo em 100%, por necessidade de profissionalização e exigência de mercado.

Notoriedade

A condição peculiar do clima de Rosário do Ivaí, favorece um excelente desenvolvimento das plantas e obtenção de boas produtividade, ao redor de 18.000 Kg/Ha, com picos de 38.000 Kg/Ha. Também favorece o desenvolvimento de uma coloração bastante intensa do cultivar, o que é muito apreciado pelo mercado, isso em função de uma boa diferença de temperatura a noite.

O solo da região é bastante arenoso e pedregoso em alguns pontos. Esta situação permite uma rápida infiltração das águas das chuvas, mantendo as raízes sempre arejadas, mesmo em condições de chuvas frequentes. Solos arenosos favorecem a obtenção de uvas com menor acidez que as obtidas em solos argilosos. Como a cultivar Niágara possui acidez bastante elevada, típica da variedade, esta condição garante uma uva com sabor mais suave, muito apreciada pelo mercado consumidor.

Rosário do Ivaí tem clima e condições de solo mais propícias para a cultura da Niágara, outro fator característico dos produtores de uva Niágara Rosada de Rosário do Ivaí e o fato de que as famílias estão se estabelecendo na propriedade e trazendo de volta os membros que já haviam emigrado para grandes cidades, eles voltam e vão formando pomares e cuidando de sua própria parreira nas áreas da família ou áreas adquiridas com a renda da uva.

 

Potencial de agregação de Valor

A produção de uvas Niágara em Rosário do lvaí teve início em 1994, foi quando algumas famílias da região que haviam ido trabalhar na região de Jundiaí - SP trouxeram as primeiras mudas para a região, a partir de 1995 o número de produtores foi aumentando gradativamente, nos primeiros anos a produção era absorvida na própria região, mas a partir de 1998 a produção havia chegado a um nível em que o mercado da região não conseguia absorver. Enfrentando sérios problemas para a comercialização os produtores começaram a se organizar e em 2000 foi fundada a Associação de Hortifrutigranjeiros de Rosário do lvaí, com o objetivo de solucionar esse gargalo. Atualmente a Associação conta com um quadro de 87 associados e na cidade estima-se que existam cerca de 120 produtores.

 

Cultural

Rosário do Ivaí, já conta com a tradicional FESTA DA UVA DE ROSÁRIO DO IVAÍ, que acontece todos os anos e já conta com milhares de participantes, a última aconteceu em Dezembro/2019, onde também é realizado o concurso da rainha da Uva de Rosário do Ivaí, shows, evento de motos e almoço beneficente, um evento que vem celebrar a colheita da uva, que move o município através da APRI (Associação dos Produtores de Uva) e demais produtores.


A pequena cidade, de menos de 5,6 mil habitantes, geografia privilegiada, composta por morros, serras e outras formações rochosas, é referência para quem procura uva de qualidade, e a principal fonte de renda local vem do alto, mais precisamente das parreiras de uva.

Joelma Barbosa Katto

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Do Campo à Mesa

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você