[ editar artigo]

Você sabia que a laranja é a fruta mais consumida pelos Brasileiros?

Você sabia que a laranja é a fruta mais consumida pelos Brasileiros?

Ela foi introduzida no Brasil, logo após a chegada dos portugueses em 1500, originária da Ásia, encontrou em nosso clima e solo uma condição de sobrevivência ideal para sua adaptação, e isso fez com que sua disseminação por nosso país ocorresse com fácil aceitação, isso porque: laranja bem docinha, quem não gosta?

É importante dizer que esse consumo já foi maior no passado, e tem diminuído devido ao aumento de outras frutas que estão sendo ofertadas para o consumidor como: mamão, maçã, morango, melancia e muitas outras que também estão virando protagonistas na hora de fazer a feira, esse aumento destas outras variedades estão sendo possíveis graças a um maior número de áreas plantadas e ao melhoramento genético, estudos que são aplicados nestas outras cultivares, possibilitando seu plantio por todo o território nacional o que é positivo tanto para produtores, consumidores e indústria.

Hoje temos menos pés de laranja plantados do que alguns anos atrás e produzimos mais!

Como isso é possível? Isso é resultado do melhoramento genético das plantas, antigamente uma planta produzia no máximo 15 kg de fruta por safra, hoje um pé chega a produzir em média até 45 kg, você percebe a importância da tecnologia presente no melhoramento genético das frutas, nós enquanto consumidores percebemos  os resultados diretamente na qualidade e aparência, já os produtores percebem plantas com mais resistência a pragas, uma melhor adaptação ao clima da região onde esta sendo plantada, e o mais importante um ganho significativo na produtividade, de um modo geral para todos, isso também permite que possamos tornar nosso agro mais competitivo.


O consumo da laranja pode até ter diminuído mas isso não significa que ela perdeu qualidade, mercado ou estamos deixando de gostar de laranja e seus derivados, temos de levar em conta o aumento da população mundial e principalmente o crescimento das outras variedades de frutas ofertadas em grande escala; e isso tudo sem falar que nem ficamos com a maior parte da produção, essa é exportada para China para a produção de suco.


A laranja pode ser encontrada por todo o país, mas alguns estados se destacam na produção, devido ao seu clima que é de fácil adaptação da planta e também de logística de comércio, mercado, transporte e indústria, isto por estarem mais próximas de grande centros. O maior produtor é São Paulo, o estado que concentra a maior produção e também é o maior consumidor, tanto de laranja de mesa aquela que compramos no mercado, quanto a produção de suco, talvez esse status de maior produtor não seja por muito tempo. Mas quem seria capaz de desbancar esse que é o maior produtor?

Pois eu vos digo meus amigos, o Paraná vem aumentando significativamente sua produtividade, isso devido ao aumento de indústrias fabricantes de suco, e principalmente, a adesão de grandes e pequenos produtores que estão apostando no plantio de laranja e isso proporciona um crescimento considerado, no tamanho de área plantada pelo nosso estado, que tem um clima ideal para o citros e uma quantidade de solos muito bom que oferece grande potencial produtivo, o que está nos proporcionando um crescimento na produção de laranja para suco e para mesa.

Temos de ser sempre otimistas nesses casos, essa maior produção beneficia a todos nós da sociedade. Porque a um aumento das outras variedades de frutas sendo ofertadas e que ao mesmo tempo tem-se um aumento na produção, resultado do melhoramento genético e mais áreas plantadas isso terá reflexo notório no preço da fruta que além de estar mais barata também será uma fruta de qualidade.

Mas nem tudo são flores na produção de citros, em um próximo artigo abordarei como tema o huanglongbing (HLB), também conhecido como Greening,ou “doença do ramo amarelo” causada pelo patógeno Candidatus Liberibacter spp., que é de etiologia bacteriana, essa é uma das principais doenças e que preocupa a todos e principalmente os produtores de citros do Brasil, até a próxima!

 

Do Campo à Mesa

Ler conteúdo completo
Indicados para você