[ editar artigo]

A responsabilidade de um prosumidor no desenvolvimento do pensamento crítico na era tecnológica.

A responsabilidade de um prosumidor no desenvolvimento do pensamento crítico na era tecnológica.

Crianças já nascem consumindo conteúdos digitais, seja em casa, na escola ou entre amigos. Em meio a tantas informações, como educar e desenvolver o senso crítico a partir desta etapa da vida, para que elas consigam construir uma personalidade responsável, colaborativa, criativa, de acordo com a ética e moral da sociedade?

Prosumidor é o conceito criado pelo escritor e futurista Alvin Toffler, como sendo a participação ativa do consumidor que contribui para a criação de conteúdos (pro = produtor; sumidor = consumidor). São pessoas influenciadoras, que analisam tendências, revisam conteúdos, dinamizam a comunicação e a interação entre os envolvidos, organizam recursos e realizam novas mensagens assumindo a responsabilidade de cuidar da qualidade tecnológica, artística, ética e moral do produto final. 

As redes sociais são um bom exemplo onde, através de uma publicação, o prosumidor fala de um produto e detalha suas características de forma crítica, contribuindo para a formação de opiniões de uma rede de consumidores. 

Para educar nessa nova era tecnológica, devemos estimular as crianças à produção de conteúdos buscando desenvolver a responsabilidade e visão crítica daquilo que será produzido e compartilhado para outras crianças. Essa relação é via de mão dupla pois, uma vez que a criança se preocupa com a qualidade daquilo que está produzindo, terá a mesma consciência do que irá consumir. 

E por que não utilizar esta estratégia para a educação de jovens e adultos? 

Somos aquilo que consumimos. Pense nisso! 

Um forte abraço.

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Ana Carolina Ribeiro Hee
Ana Carolina Ribeiro Hee Seguir

Mestranda em Educação, Pós Graduada em Qualidade e Produtividade com foco na Indústria 4.0. Extensão em Engenharia de Produção. Mentora de Carreira, Coach e Analista Comportamental DISC.

Ler conteúdo completo
Indicados para você