[ editar artigo]

Educação empreendedora para o ensino fundamental

Educação empreendedora para o ensino fundamental

Seja bem-vindo (a)! 

Com a estratégia de educação empreendedora,  o SEBRAE quer criar e disponibilizar alternativas metodológicas para estimular as atitudes empreendedoras nas crianças e jovens inseridos no ensino formal.  Pretendemos contribuir com a construção de um novo perfil de estudante, pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local.

Os nossos programas visam desenvolver competências empreendedoras para aumentar as possibilidades  da inserção sustentada no mundo do trabalho.

Oferecemos um portfólio de metodologias de empreendedorismo para educação básica e Superior, além da Educação Profissional.

Para o Ensino Fundamental (1º. ao 9º. ano) é oferecido o JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que abrange as crianças de 6 a 14 anos, que estejam regularmente matriculados no ensino formal.

A partir de histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de criação de um negócio, utilizando a linguagem e metodologia apropriadas para a faixa etária.

O conteúdo é abordado por meio de oficinas, que trabalham na perspectiva da sustentabilidade ambiental e social, incentivando a utilização consciente dos recursos naturais ressaltando a viabilidade econômico-financeira e social do material reciclado. Estimulando a criatividade na resolução de problemas, o autoconhecimento e a importância da empatia e da percepção do outro para uma convivência social produtiva, saudável e feliz.

Em cada ano é abordada uma temática diferente:

  • 1º. ano - O mundo das ervas aromáticas
  • 2º ano  - Temperos naturais
  • 3º ano  - Oficina de brinquedos ecológicos
  • 4º ano  - Locadora de produtos
  • 5º ano - Sabores e cores
  • 6º ano - Ecopapelaria
  • 7º ano  - Artesanato sustentável
  • 8º ano - Empreendedorismo Social
  • 9º ano  - Novas ideias, grandes negócios

O JEPP  inicia com a formação dos professores das escolas parceiras, que após participarem do curso de formação são habilitados para aplicarem a metodologia para alunos da escola.

O SEBRAE oferece às escolas e professores vários canais de atendimento para o esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação do programa para os alunos:

  • Consultor do SEBRAE – por meio de e-mail enviados diretamente para o consultor, o professor poderá manter um relacionamento mais próximo para o esclarecimento de dúvidas sobre a aplicação do programa.
  • webinars mensais – com os especialistas do SEBRAE em educação empreendedora.
  • Comunidade de educação empreendedora – aqui o professor encontra artigos e vídeos que irão contribuir para o aprofundamento dos conteúdos e da metodologia.

Desejamos que você, professor, esteja motivado e bem preparado para ser o protagonista da educação empreendedora e com isso contribuir para uma formação de maior qualidade e mais conectada com os novos tempos.

Um abraço

Rosângela Angonese - Coordenadora Estadual da estratégia de Educação Empreendedora

 

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Rosangela Angonese
Rosangela Angonese Seguir

Coordenadora estadual da estratégia de educação empreendedora no SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você