[ editar artigo]

As soft skills femininas podem mudar o mercado de trabalho

As soft skills femininas podem mudar o mercado de trabalho

Apesar das mulheres ainda encontrarem muitas dificuldades para assumir cargos e posições de destaque nas empresas, já é possível comemorar uma grande vitória: ano após ano, a participação do público feminino no mercado de trabalho vem ganhando notoriedade e espaço.

Inclusive, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, em 2007, a presença feminina representava 40,8% do mercado formal. Já em 2016, esse número subiu para 44%. Interessante, não?

Mas, você saberia explicar o porquê dessa mudança de cenário?

As mulheres, de uma forma geral, vêm lutando muito para tornar o mercado de trabalho mais igualitário, mas além disso, elas também estão deixando cada vez mais expostas suas soft skills – atitudes comportamentais que permitem que um indivíduo interaja e crie empatia com outras pessoas mais facilmente.

 

E quais são as soft skills que diferenciam as mulheres no mercado de trabalho?

 

1)  Mulheres são multifacetadas

É isso mesmo! Uma mulher é capaz de realizar duas, três, quatro tarefas ao mesmo tempo, sem que isso prejudique a qualidade de suas entregas. Além disso, elas são capazes de assumir responsabilidades diversas, em áreas diversas. Mulheres são sinônimo de versatilidade!

 

2)  Mulheres são mais empáticas

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, o público feminino é mais evoluído para reconhecer o que outra pessoa está sentindo e para responder a essa pessoa de forma apropriada ao seu estado de espírito. Legal, né?

 

3)  Mulheres são mais detalhistas

Homens são mais práticos, mas as mulheres, sem sombra de dúvidas, são mais atenciosas. Por esse motivo, o resultado final dos trabalhos que são executados por elas quase sempre beira a excelência.

 

4)  Mulheres são mais cautelosas

O público feminino costuma processar os dados e as informações que tem em mãos para tomar decisões, evitando, assim, muitas dores de cabeça e precipitações.

 

5)  Mulheres são mais resilientes

Em poucas palavras: as mulheres lidam melhor com a pressão, são mais resistentes, conseguem se adaptar a novos desafios e são mais flexíveis do que os homens, em quase todas as situações.

 

6)  Mulheres são mais perseverantes

Mesmo diante de desafios e dificuldades, as mulheres não se entregam ao desânimo e mantêm o foco nos objetivos. As adversidades fazem parte da vida, e elas já sabem como lidar com isso.

 

7)  Mulheres são mais humildes

Mulheres costumam absorver melhor as críticas, além disso elas também conseguem aceitar ajuda e orientações com mais facilidade.

 

8)  Mulheres são mais comunicativas

As mulheres, geralmente, sabem expor suas ideias de uma forma mais gentil, criando conexões mais diretas com os diversos envolvidos. Dessa forma, o engajamento dos membros da equipe de uma determinada empresa, por exemplo, aumenta, resultando em entregas melhores.

Agora que você já está por dentro das soft skills das mulheres no mundo do empreendedorismo, que tal compartilhar essa publicação e contribuir para o crescimento da representatividade feminina nos mais diferentes setores? Deixe aqui seu comentário.

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Dianalu de Almeida Caldato
Dianalu de Almeida Caldato Seguir

Empreendedora e Consultora de Negócios - SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você