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Autoconhecimento: a Chave para o Empreendedorismo de Sucesso

Autoconhecimento: a Chave para o Empreendedorismo de Sucesso

Meu nome é Fabíola Cristina Paetzold Scolaro, nascida em Pato Branco-PR, morei por 23 anos em Coronel Vivida e atualmente resido em Chopinzinho-PR há pouco mais de 8 anos. Sou casada com o Álvaro há 8 anos, mãe do Vicente de 2 anos e 10 meses.

Aos 17 anos quando fui buscar uma área profissional eu não tinha muita certeza do que eu queria, meu irmão mais velho já era contador, meu pai bancário e por eu gostar de matemática, de números optei por fazer Ciências Contábeis, passei na época no CEFET e em 2003 iniciei o curso. Quando me formei em 2008 o CEFET já tinha se transformado em UTFPR. No último ano da faculdade tive a oportunidade de fazer uma Pós-Graduação em Gestão Contábil e Financeira e que finalizei em 2009.

No segundo ano de faculdade, em 2004 com a ajuda do meu pai, eu comecei a trabalhar num escritório de contabilidade na minha Cidade Coronel Vivida. Esse escritório era em anexo a um supermercado, em que fazíamos contabilidade do mercado e de outras empresas menores. Comecei e sempre trabalhei diretamente com a área fisco-contábil. Ter tido contato com contabilidade de supermercado foi muito importante para meu conhecimento prático na área fiscal.

Em 2008 fiquei sócia de uma parte deste escritório e em seguida saímos daquele ambiente e fomos alugar uma peça somente pra eu e meu sócio. Eu criei uma marca própria para o nosso escritório, materiais (pastas, cartões de visita, etc) com a logo. E tinha muitos sonhos de inovação, porém meu sócio e chefe era uma pessoa com pouca flexibilidade, e nesse sentido eu fui me desgastando e me desmotivando em continuar lá.

Em 2011 meu noivo Álvaro me chamou para trabalhar com ele, que naquele mesmo ano ele e mais 3 contadores uniram seus escritórios de contabilidade formando um novo e maior, com novas ideias, novas perspectivas  fazendo com que algumas pessoas não se adaptassem e saindo no mesmo ano, e assim ele me chamou para integrar a equipe.

Em 2012 eu já liderava o setor fiscal e contábil da Union Contadores Associados. Em pouco tempo fui percebendo que cuidar de dois departamentos era muito desafiador, pois como o escritório atende mais de 200 clientes, a quantidade de trabalho é grande, e com isso fui treinando uma colaboradora que entrou no mesmo ano para posteriormente assumir o Departamento Contábil. Eu permaneci cuidando, aprimorando e gerindo o Departamento Fiscal da Union Contadores até Setembro de 2016.

 

Desde o início de 2016 eu estava me preparando para engravidar do meu primeiro filho, mas não engravidava, e até isso me deixou um pouco frustrada porque em geral as mulheres que eu conhecia mais próximas de mim engravidavam com mais facilidade. Em agosto meu esposo Álvaro se lançou candidato a prefeito de Chopinzinho, eu confesso que chorei muito naquele dia, pois eu sabia que se ele se tornasse prefeito ele iria trabalhar muito em prol do município e eu ia ficar mais de lado, ainda mais querendo ter um filho naquele momento. Mas eu nao desisti dessa ideia, apenas não fiquei mais “encucada” com a situação e ajudei muito na campanha política do Álvaro, pois como esposa independente de aprovar ou não, eu sou companheira e sempre estive ao lado dele em tudo que ele faz.

Em outubro Álvaro se elegeu prefeito de Chopinzinho. Ele era o gerente geral do escritório, e portanto, passou para mim a gerência do escritório. Em um curto espaço de tempo eu tive que colocar uma colaboradora na minha função de coordenadora do Departamento Fiscal, me inteirar do financeiro e administrativo da Union, coordenar uma equipe de 23 pessoas. Para isso tive a ajuda de um sócio que começou a ficar mais presente dentro da empresa para me auxiliar na gestão e que está comigo até hoje. Eu não me sentia totalmente segura em gerenciar uma empresa, e por isso busquei uma Coach para me ajudar. Fiz várias sessões com ela, e isso me impulsionou a ser mais assertiva, segura e organizada.

E nessa fase que ainda estava em adaptação a minha nova função na empresa e na sociedade, vem meu primeiro filho, engravidei em janeiro e em 06 de outubro de 2017 nasceu o Vicente.

Ao mesmo tempo que eu estava me inteirando de todo o negócio, eu estava esperando meu primeiro filho. Com terapia, dedicação e amor eu superei esse ano que pra mim foi bem desafiador, e terminei ele cuidando e amamentando meu filho Vicente.

De lá pra cá muitas mudanças e implementações foram sendo feitas dentro do escritório. Já tínhamos uma organização de trabalho por departamentos e isso foi aprimorado ao longo do tempo. 

Entre 2018 e 2019 sofremos com um alto índice de inadimplência e formalizamos políticas de cobrança, de negociação de dívidas com clientes devedores e isso tem dado super certo.

Em 2018 Contratamos uma empresa pra nos dar consultoria para montar um planejamento estratégico e isso foi importante para nos direcionar no planos de ação para os próximos dois anos.

em 2019 eu queria fazer algum treinamento voltado a minha área pra eu me atualizar e o Sebrae ofereceu o treinamento Delas: Mulher de Negócio com várias ferramentas de inovação para utilizar em minha empresa. Além do conhecimento, esse treinamento me trouxe networking, e através dele consegui finalmente implantar processos internos mais estruturados na Union com a assessoria da Ivania Ramos, através do Sebrae. Recentemente em 2020 estabelecemos nosso plano de carreira, plano de reconhecimento anual para os colaboradores,  remuneração variável por desempenho e por satisfação de clientes.

Mesmo diante de crises econômicas e pandemia, meu negócio vem em escala de crescimento, pois estou dia a dia cuidando da gestão administrativa, financeira e das pessoas. inclusive neste ano de 2020 fiz formação em Coaching e estou colocando em prática na empresa em forma de ferramentas na avaliação de desempenho, em Processos individuais de Coaching para acelerar o resultado dos meus colaboradores, e isso há ganhos não só profissionais, e sim pessoais, e em todas as áreas da vida deles. Colaboradores felizes são mais produtivos e trabalham com mais motivação.

Há um bom tempo percebo que cada vez mais o cliente quer que resolva a sua dor, ou seja, eu como empreendedora tenho que solucionar o problemas que ele me traz, é isso que gera valor ao cliente. No meu negócio em específico a dor do cliente não é a contabilidade em si, mas o que através da contabilidade eu posso ajudá-lo(a) a lucrar e prosperar em seu negócio. O serviço de contabilidade é uma commodity, mas a forma que eu atendo o meu cliente é inovadora, e está em constante aperfeiçoamento! É isso, que na minha visão, faz a diferença!

Eu sempre estive em constante aprendizado, buscando cursos na área de gestão, na área comportamental que aperfeiçoam a minha gestão. A começar pelo meu próprio comportamento: eu era uma menina tímida, baixa auto estima, baixa confiança, insegura, não me posicionava e quando me posicionava muitas vezes era de forma errada e me deixava mais pra baixo ainda. Como já falei, sempre busquei autoconhecimento através de cursos, treinamentos, terapias, psicoterapia, Coaching e tudo isso me fortaleceu pra hoje eu saber realmente quem eu sou e o quero da minha vida daqui pra frente.

E a mensagem que eu posso deixar pra quem estiver lendo a minha história é: primeiramente acredite em você, busque autoconfiança, busque autoconhecimento, esteja fortalecida como mulher, com a sua essência, que dessa forma você estará preparada para atingir todo e qualquer objetivo em sua vida! Acredite em você e pague o preço, busque conhecimento, tecnologia, ajuda do Sebrae ou de qualquer empresa ou pessoa que possa contribuir no seu crescimento e desenvolvimento, não desista, persista que o sucesso virá!

Empreendedorismo Feminino 👠

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