[ editar artigo]

Como desenvolver uma comunicação assertiva?

Como desenvolver uma comunicação assertiva?

A comunicação é essencial no mercado de trabalho atualmente, cresce o número de empresas que investem em treinamentos e cursos para desenvolver em seus colaboradores a comunicação assertiva.

Comunicar-se de forma assertiva está relacionada ao conceito de uma comunicação que é feita de forma clara, segura e objetiva e melhoria nos processos de comunicação de uma empresa, e não causa ruídos ou dúvidas no receptor. Mas quem comunica-se também deve ouvir atentamente e ser manter calmo, enquanto o outro fala.

Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente de trabalho auxilia nos problemas que mais causam erros de execução, gerando a necessidade de retrabalho e desgastes entre as equipes. Quando a informação não é transmitida com clareza, os alinhamentos, processos e demandas geralmente não são concretizados de forma correta.

 A utilização da comunicação assertiva é uma ferramenta que uma empresa tem à disposição para solucionar conflitos internos, corrigir problemas e motivar equipes.  Na comunicação é preciso ter a consciência de que o gestor tem alguns poderes próprios, ele deve saber se comunicar sendo direto ao dar feedback para seus colaboradores, sendo didático ao apontar os erros e sugerir alternativas, tornando o ambiente de trabalho com profissionais mais motivados.

 🗣️ A comunicação assertiva é uma técnica que precisa ser treinada e desenvolvida com toda a equipe, pois assim com a rotina do trabalho se não for aperfeiçoada a comunicação pode cair no esquecimento.


Assim podemos citar algumas práticas para a comunicação assertiva em sua empresa:

1. Desenvolver a Capacitação: Toda empresa busca com seus colaboradores desenvolver habilidades comportamentais específicas, importante analisar os pontos fortes e quais precisam de melhoria para fluir melhor a comunicação assertiva.
 

2. Gerar confiança: Na comunicação assertiva deve existir a segurança enquanto fala, o primeiro passo para ser eficaz nesta relação é reconhecer as diferenças e em seguida estabelecer parceria de sucesso. Ter confiança na sua equipe e gerar confiança dentro de um ambiente seguro e saudável.
 

3. Objetividade e eficiência: Na comunicação assertiva não existe dupla interpretação, por isso evite dar voltas, seja objetivo e claro, quando surgir um problema, não espere que seu gestor solicite que o resolva: seja proativo, antecipe-se e resolva! E não desperdice tempo em culpar os outros pelos problemas e erros na empresa. Afinal, o seu gestor espera de você que desempenhe o papel de protagonista e não de vítima.
 

4. Estabeleça relações: Promova o equilíbrio entre os seus interesses e os interesses daqueles que fazem parte da empresa, seja ético e leal, a escuta ativa é fundamental, o saber ouvir faz parte do processo. Cuide da linguagem e expressão corporal e por fim utilize da empatia.
 

5. Mudança de atitude: Ter uma postura positiva vai estimular as demais a ter a mesma atitude, assim a comunicação será mais aberta e verdadeira. A coerência e o respeito fazem parte dessa transformação.

 

 🎯 A comunicação assertiva está diretamente ligada com a eficiência de uma mensagem transmitida e entendida sem ruído e que foi plenamente compreendida por todos.

Dentro de um ambiente corporativo o bom comunicador assertivo é aquele que sabe chegar à uma conclusão em relação à resolução rápida de problemas, relacionamento interpessoal em todos na empresa, contribuindo com o aumento da motivação, para um ambiente em que todos possam expressar suas ideais e reduzir os conflitos em equipe.

Aproveite para participar da nossa edição do CONNECT (programa de lives no Youtube) sobre AUTOCONFIANÇA FEMININA, é dia 08/04 às 17h no link abaixo 👇🏼

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas! 

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui 😀

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Dianalu de Almeida Caldato
Dianalu de Almeida Caldato Seguir

Empreendedora e Consultora de Negócios - SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você