[ editar artigo]

Divino Tempero, uma História de Sucesso!

Divino Tempero, uma História de Sucesso!

       Meu nome é  Nilcéia Rodrigues Mezzomo, nasci em Maringá Paraná, no dia 17 de  Abril de 1970, por questões familiares viemos morar em Ponta Grossa para fugir da violência  doméstica a qual vivíamos! Meu pai era alcoólatra, muito trabalhador, mas quando bebia se transformava e era minha mãe e sofria as consequências. Por isso  viemos para próximo dos meus avós maternos, como proteção. E desde 1977 moramos em Ponta Grossa. Amo morar em PG, cidade que nos ofereceu muitas oportunidades, e creio que abracei a maioria delas com garra, disposição e muito amor. Tive a oportunidade de estudar e me formar, minha mãe trabalhava de diarista para que eu pudesse estudar. Mas eu também buscava recursos. Era babá dos filhos das vizinhas, lavava as calçadas também das vizinhas assim garantia a passagem do ônibus. Tudo valeu apena. Nada foi demérito só acrescentou na minha vida! Desde muito cedo lutando para atingir meus objetivos. Sou uma pessoa  obstinada, não desisto fácil das coisas! E por mais que as circunstâncias nos empurrassem para desistir, aí que mais me sentia encorajada e determinada. Passei  no primeiro vestibular que prestei. Sou educadora física  formada pela UEPG em 1995.E desde então trabalho na área. Sou apaixonada por minha profissão de formação. Hoje tenho um Studio de Ginástica Feminina na garagem da minha casa. Também tenho outra paixão , a culinária. Amo cozinhar. Cheiros, temperos e sabores. Hummm que delícia!  A cozinha é uma terapia pra mim. Um dia assistindo  um programa que falava sobre diminuir o consumo de sódio,  e assim controlar a  pressão arterial .Brilhou uma luz . comecei a testar.  Uma erva aqui outra ali,  acrescentar  especiarias  , cúrcuma, louro, alho, cebola... Comecei a fazer  degustação para minhas alunas. Elas começaram a por pilha, ''Nil porque você não  faz pra vender?'' No começo era só pra uso pessoal e no máximo para minhas alunas. Pense será que vou dar conta de mais algo pra fazer? Aceitei o desafio. Fiz apenas com 1kg de sal marinho moído, já que o propósito era um produto livre de conservantes e refinados. Postei no Facebook mesmo antes de fechar os potinhos já  tinha gente no meu portão querendo comprar,  provar e aprovar  nosso tempero.              Que foi batizado de DIVINO TEMPERO pois literalmente a MÃO DE DEUS  está  nesse negócio. EM 2015 tomei a decisão de definitivamente  me envolver nesse novo projeto, e fazer com excelência, com muito amor. Fui na prefeitura pedir uma vistoria prévia da vigilância sanitária em um espaço que estava ocioso, uma edícula onde fazíamos churrascos de final de semana. E depois  que meu irmão que era o churrasqueiro oficial, faleceu acometido de um câncer. Não fizemos mais uso daquele espaço para os almoços de família. A edícula foi adaptada dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária. Montamos uma cozinha inteiramente para a produção do nosso DIVINO TEMPERO.
        Investimos em embalagens, criamos rótulo. Uma nutricionista  para fazer as informações nutricionais do produto. Começamos a procurar fornecedores para aquisição de insumos em maior quantidade e melhor preço. Fomos buscar  conhecimento através de parceiros, como Associação Comercial. Rodas de  Negócios, Sala do Empreendedor para formalizar o negócio.
        O SEBRAE também foi, e é um grande parceiro. Prestando informações e nos auxiliando de maneira relevante, com bons cursos e palestras. Hoje movimentamos 1tonelada de insumos e temos uma marca consolidada chamada DIVINO TEMPERO. Distribuímos para vários segmentos, como: Açougues, feira do produtor digital, mercados pequenos, supermercado, restaurantes,  lojas de conveniências, venda direta ao consumidor e lojas de produtos naturais...
        No começo nossa dificuldade foi a padronização, deixar o produto uniforme, porque o mercado tenha essa exigência. E seguindo essa exigência conquistamos a aprovação dos nossos distribuidores e também do consumidor final.
       Temos uma rotina semanal de trabalho, mas que pode ser alterada conforme a demanda. Meu esposo e eu trabalhamos na produção, vendas e pedidos. Meu filho na rotulagem, controle de estoque, emissão de boletos e notas.
       Sempre prezamos o bom atendimento ao cliente, ter um controle financeiro  eficaz, buscar parceiros como distribuidores do nosso produto que é inteiramente  artesanal. Diante da situação e crise mundial atual o impacto da pandemia em nosso negócio não foi tão grave, diminuiu mas não paramos a produção.
        Levar um produto bem elaborado, com padrão, visualmente agradável, isso cria um relacionamento, tanto com os nossos distribuidores e com o consumidor final. Temos o cuidado de estar sempre melhorando  nossas embalagens, para deixar o consumidor bem informado sobre o produto o qual ele está  adquirindo. E também quando bater os olhos nessa embalagem já conhece e reconhece nossa marca. Isso é  muito importante para nós pois é uma história com nome e sobrenome dentro de um potinho.
       Como é prazeroso ouvir alguém dizer que não consegue usar outro tempero depois que passou a usar o nosso. E que indica para outras pessoas. Esse é o melhor marketing, o boca a boca.
        No futuro além do sucesso queremos que o nosso filho seja um extraordinário  sucessor, e não perder a essência do negócio, fazer sempre com amor e excelência.
 Haverá sempre obstáculos, dificuldades, problemas a serem resolvidos, os ossos do ofício.                                                                                                                          DICA DE OURO: Invista em algo que você tenha uma afinidade e habilidade em fazer. Encare os desafios, só assim haverá crescimento e terá êxito. Pois para alcançar propósitos temos que passar pelos processos!

NILCÉIA RODRIGUES MEZZOMO sócia proprietária da DIVINO TEMPERO

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você