[ editar artigo]

Empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino

Meu nome é Joseane Lottici Brandenburg. Nasci na cidade de Barracão/PR, divisa com Dionísio Cerqueira/SC e Bernardo de Irigoyen – Missiones/AR. Com 56 anos, sempre morei em minha cidade natal. Tenho somente uma irmã, meus pais são falecidos e tenho somente um filho, que sempre me apoiou. Sou divorciada a mais de trinta anos.

Trabalhei 17 anos como funcionaria pública, quando surgiu a oportunidade de abrir uma loja de venda e assistência técnica de computadores, com meu filho, pois ele estava se formando nessa área. Assim começou a trajetória no mundo do comércio. No começo foi difícil, começamos pequenos e com o que tínhamos de reservas financeiras. Uma vantagem era de que a sala comercial era nossa e não precisávamos pagar aluguel. Com o passar do tempo adquirimos confiança e a clientela cada dia aumentava. Tive a oportunidade de fazer vários cursos através do SEBRAE, da cidade de Pato Branco/PR, quando era funcionária pública, isso facilitou muito o desempenho da empresa.

Logo depois percebemos que teríamos que expandir nossos conhecimentos, assim começamos a trabalhar também como Provedor de Internet. Foi um desafio imenso, pois éramos leigos no ramo. A Internet estava engatinhando e tudo era novidade. Mas com muito otimismo e muito estudo por parte de meu filho, após a montagem da parte estrutural, começamos a instalar Internet. Tivemos muitos altos e baixos até tudo se encaixar, mas tínhamos certeza que nos sairíamos bem. Fomos os pioneiros na área de Internet na cidade. O fato de eu ser conhecida por todos pela profissão anterior, além das muitas amizades que tinha, facilitou cada vez mais as instalações. Foram épocas de grandes batalhas, mas com muito otimismo e dedicação, a clientela foi aumentando. Mais tarde vieram concorrentes, mas como sempre trabalhamos com qualidade e os clientes só aumentavam, o que nos dava mais ânimo para seguir.

Passaram-se alguns anos e meu filho resolveu mudar de profissão. Passou em um concurso que ele desejava e acabou indo embora da cidade. A partir de então prossegui sozinha, tanto na parte administrativa, quanto na parte de suporte. Praticamente gerenciava tudo sozinha. Apesar das dificuldades, venci sozinha essa batalha e segui por 9 anos.

Na época só existia internet via rádio, o que dava muito trabalho e manutenção. A cada temporal com raios os equipamentos danificados eram muitos, gerando muito trabalho e tempo para reativar esses equipamentos.

Durante esses nove anos o estresse aumentou e fique muito cansada e depressiva. Conversei com meu filho que não queria mais trabalhar sozinha nessa área, então acabei abandonando o provedor. Iniciei uma nova etapa com uma loja de confecções de roupas, negócio mais tranquilo. Foi desafiador começar tudo novamente, mas tudo deu certo também. Posso dizer que foi uma experiência bem sucedida. Trabalhei nessa área por três anos.

Foi quando meu filho veio morar mais perto da minha cidade e queria abrir novamente o provedor, conciliando a profissão dele com o provedor. Assim vendi a minha loja de confecção e começamos novamente do zero.

Como já tínhamos feito o nome da empresa no passado, os clientes foram voltando. Com muito esforço e tecnologia de ponta, pouco a pouco conseguimos conquistar novos clientes. De certa forma, quando reativamos nossa operação no município, demos um impulso a mais e popularizamos a utilização de Fibra Óptica. Isto, pois, até então, o serviço era caro e pouco difundido.

Atualmente possuímos cobertura nos municípios de Barracão/PR, Dionísio Cerqueira/SC e Bom Jesus do Sul/PR, com tecnologia 100% fibra óptica e no interior dos municípios com a tecnologia via rádio. Possuímos também serviços de telefonia fixa, agregando mais valor nos nossos serviços. Recentemente inauguramos uma operação no município de São Miguel do Oeste/SC.

Hoje meu filho está à frente dos negócios, pois retornou a cidade e eu trabalho junto com ele, dando suporte no que precisar. Estou feliz assim.

O trabalho diário realizado por mim e por todos os colaboradores é intenso. Todos os dias são realizadas várias atividades inerentes ao serviço de Internet, sejam novas instalações, reparações, assistências, rotinas administrativas e regulamentares. O ramo da tecnologia é dinâmico, sempre com novos desafios. Além disso, estamos continuamente buscando novas tecnologias e aprimoramentos em nossos serviços.

 

A gestão também é dinâmica. Devido as peculiaridades do serviço, diversos tipos de regras são aplicadas, pois temos que controlar as partes financeira, administrativa, técnica, operacional, frota de veículos, dentre outras. Utilizamos um software para nos auxiliar na tarefa. Todos os colaboradores são envolvidos e possuem suas funções.

Quanto à pandemia, no começo estava tudo incerto e desconhecido. Como a nossa atividade foi considerada essencial, não tivemos a necessidade de fechar as portas completamente. A procura pelos serviços aumentou, assim também cresceu o número de clientes pois todos em casa precisavam de internet para não ficar totalmente isolados. Com o crescimento da demanda de Internet, também aumentou a necessidade de adequação de nossa empresa frente a nova realidade. De um dia para outro o consumo geral de Internet cresceu por volta de 50%, causando necessidades de novos investimentos na empresa. Se por um lado houve o crescimento da carteira de clientes, por outro lado também houve a necessidade de novos investimentos.

Conseguimos medir o crescimento da empresa através do crescente número do aumento de clientes e, consequentemente, do faturamento. Como priorizamos a qualidade do serviço, somos reconhecidos pela população. Sempre buscamos todas as formas para melhor atender nossos clientes.

O futuro de nosso negócio é bom, assim como outros ramos também são. Sei que algumas adaptações e alterações sempre virão, mas acredito que conectividade digital sempre haverá. Assim, estou e estaremos sempre dispostos a realizar os ajustes e trazer novas tecnologias para agregar qualidade e conquistar novos clientes.

Como empreendedora, ressalto que as mulheres estão cada vez mais se destacando no mundo dos negócios. Sei que existem muitos altos e baixos, mas temos que superar nossos limites e ir em frente, conquistando cada vez mais novos horizontes. Seguindo com perseverança, determinação e otimismo, estaremos cada vez mais conquistando nosso espaço. Sejas persistente em qualquer ramo de atividade, pois só se consegue alcançar seus objetivos com muita batalha, persistência e força de vontade.

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você