[ editar artigo]

Fronteira Embalagens - Nossa Trajetória

Fronteira Embalagens - Nossa Trajetória

Sou Joelma Pedon, proprietária da loja Fronteira Embalagens, localizada no município de Barracão- Pr. Iniciamos nossas atividades no dia 25 de agosto de 2004.

O começo de tudo aconteceu devido a minha vontade de trabalhar fora e à necessidade de termos mais uma renda familiar, pois tínhamos somente a do trabalho do meu esposo. O que nos colocou no ramo das embalagens foi o fato de minha cunhada e cunhado terem uma loja em Santo Antônio do Sudoeste, podendo assim nos auxiliar para abrirmos a nossa, e que na nossa cidade não havia loja nesse ramo. Eu nunca havia trabalhado com vendas, tudo era uma novidade para nós. Alugamos uma peça no centro da cidade, a qual estamos até hoje, na época era uma sala bem pequena, simples, com umas 5 prateleiras de ferro, poucos produtos, onde eu e minha filha atendíamos, organizávamos as mercadorias, os pedidos, e limpávamos.

O inicio foi bem difícil, em alguns dias não vendíamos nem R$ 20.00 reais de mercadorias, não tínhamos dinheiro para divulgar o empreendimento, então poucas pessoas sabiam de nossa loja, não tínhamos contador, trabalhávamos sem registro. O meu maior apoio sempre foi do meu esposo, tanto financeiro como emocional, para nunca desistir, e seguir conquistando o meu espaço.

No decorrer dos anos foram acontecendo muitas mudanças, mudamos para uma peça maior, mas no mesmo prédio onde começamos, registramos a loja, passamos a contar com a ajuda de um contador, compramos moveis usados e até ganhamos alguns de amigos, aumentamos a variedade de mercadorias, e passamos a vender produtos de bazar também, com as mudanças foi aparecendo mais clientes, muitos estão com nós até hoje, uma das coisas que mais nos ajudou na divulgação nesta época foi o boca a boca, assim as pessoas passaram a conhecer nossa loja.

Cada novo ano era uma nova batalha, para ter mais produtos, melhores instalações, trocávamos um móvel aqui outro ali, não fizemos muitos investimentos físicos em nossa loja, tentamos manter sempre nosso financeiro de saída menor que de entrada, para assim ser possível levar nossas contas, pagamentos em dia. No ano de 2009, contratei mais uma funcionária para a loja, o que para mim foi uma grande ajuda, pois era sozinha em todos os afazeres, o que muitas vezes me sobrecarregava como dona de loja e dona de casa com filho pequeno, minha filha que me ajudou no inicio, foi fazer faculdade em outro cidade. Com a nova funcionária passei a ir atrás de mais produtos para a loja, com preços melhores, muitas vezes indo até o fornecedor buscar a mercadoria, para assim obter esse menor custo.

Essas mudanças, principalmente no custo de nossos produtos, nos trouxe um dia a dia bem corrido, começamos comprar e estocar as mercadorias e armazenar em um depósito fora da loja, então para reposição e venda em volume, sempre tínhamos que estar indo até ele. Passamos a vender muito mais, e em véspera de datas festivas sempre era necessário que minha filha e meu marido ajudasse-nos na loja.

E toda essa necessidade e correria trouxe mudanças boas, em 2019, resolvemos reformar toda a loja, e fazer móveis sobre medida, para assim ter mais espaço e organização. Passamos a divulgar nossa loja nas mídias sociais, o que impulsionou ainda mais nossas vendas. Em 2020 alugamos uma peça ao lado da nossa loja e fizemos o depósito, o que nos facilitou muito, minha filha veio trabalhar com nós e ajudar a cuidar da parte burocrática da empresa, assim, agora formamos uma equipe de três mulheres muito determinadas e que a cada ano aprendem mais e mais com os cursos do SEBRAE.

Temos muitos planos para o ano de 2021, vamos aumentar nossa loja, e a variedade de produtos em confeitaria, materiais de expediente e escolares. Para isso já estamos nos organizando e planejando esse ano, para fazer tudo dentro do orçamento disponível, sem gerar prejuízos ao empreendimento.

Empreendedorismo Feminino 👠

TAGS

mulher

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você