[ editar artigo]

MINHA HISTÓRIA MINHA BOUTIQUE

MINHA HISTÓRIA MINHA BOUTIQUE

Sou LIVIA SIVIERO, uma jovem senhora que hoje com 95 anos de idade em plena atividade comercial, proprietária da empresa Iara Boutique, que teve início de suas atividades em 02 de abril de 1974 na Cidade de Mangueirinha Paraná.

O começo de tudo iniciou quando me aposentei como professora de Educação física do estado de Santa Catarina, no ano de 1969, mudei para a cidade de Mangueirinha e comecei a tricotar para vestir minha família, e consequentemente atendendo alguns pedidos de vizinhos e conhecidos que me motivaram a empreender, fazendo a aquisição de uma máquina de tricô, que se transformou em uma pequena indústria caseira, logo veio a ideia de montar uma loja para atender as necessidades do ramo, sendo uma das primeiras lojas do ramo de confecção e calçados na cidade.

 

No início, sem experiência no ramo comercial abri a loja chamada IARA BOUTIQUE, com inspiração no nome de uma das minhas filhas, que desde cedo ajudava na confecção das roupas.

 

Numa visão de um negócio grande, decorei a loja com o que havia de melhor na época, que até inibia algumas pessoas de entrar, pois a rua ainda não possuía calçamento e a loja era toda carpetada, isso trouxe um certo impacto criando-se a imagem de um comércio que trabalha só com grandes marcas preservando a qualidade que “seria apenas para os ricos” que tive que aos poucos ir se adaptando a realidade e modificando as estruturas para poder atender a todos.

Com o passar do tempo, a experiência do dia-a-dia trouxe- me a percepção de como fazer mais e melhor, as compras de São Paulo, possibilitou ao crescimento do negócio e com isso consegui se manter na atividade e ajudar os meus seis filhos a estudar nas melhores universidade da época.

 

Hoje com uma loja bem montada e com estrutura própria, tenho um Gestor para a empresa, instalei sistema de gestão e dei total autonomia a ele, o Valdecir para gerir e manter as estratégias comerciais para a continuidade e sucesso da empresa, sem deixar de me envolver como  proprietária.

 

Passamos por diversas mudanças durante este período, abrimos três filiais no mesmo ramo sendo a primeira em 1977 na cidade Palmas Paraná, com o mesmo seguimento de Boutique, e as outras duas na mesma cidade de Mangueirinha Paraná, com públicos diferentes que hoje não estão mais abertas, apenas a matriz que passou por várias reformas, desde reciclagem de fornecedores, a reformas nas estruturas após a abertura de 1974 a loja ganhou sede nova em 1994, após isso foi ampliado o prédio novamente em 2004 passando a ter uma fachada nova e moderna, e a última agora no ano de 2020.

 

Com uma vasta bagagem no ramo, tivemos a felicidade de começar uma reforma na loja, para oferecer mais conforto e comodidade aos clientes no início do mês de setembro de 2019 e concluímos somente agora no mês de maio 2020, por atraso de alguns profissionais de mão-de-obra, que não deixou de contribuir para a redução nas compras de inverno que junto com a reforma chegou a pandemia e o fechamento do comércio local.

 

Com a reabertura da loja veio muitos clientes que aguardavam com boas expectativas a nova versão da IARA BOUTIQUE, que foi investido estudo de layout, pintura, móveis, iluminação e reciclagem de fornecedores, assim como direcionamento de público deixando de trabalhar com moda praia e infantil, além de estudos em andamento de marketing digital.

 

Estamos confiantes neste novo recomeço pós-pandemia, e novos hábitos das pessoas em geral, com aumento significativo no faturamento, novos clientes e a satisfação de reconhecimento dos clientes e colaborados.

Para o futuro e gerenciamento de negócio estamos investindo em software como gerenciador que possibilita as informações através de dados gráficos de fácil compreensão e rapidez para tomadas de decisões e aprimorar as mídias sociais como Instagran, Facebook, Whatswap e tecnologia de comunicação.

Como inspiração para novos empreendedores, deixo uma mensagem: “como vocês podem observar que nunca é tarde para começar, desde que haja: Sonho, Planejamento, Amor e muita dedicação, sempre fui contramão a regras impostas por pessoas desmotivadas, iniciei meu negócio aos 49 anos de idade após estar aposentada como professora”. Por fim, não poderia deixar de reconhecer o trabalho de meu colaborador Valdecir Tozeto, o qual tenho muita relação de amizade, amor filial e de reciprocidade, graças a ele foi possível escrever minha história e graça a ele que me ajude a manter meu sonho em pé.

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você