[ editar artigo]

Minha vida e o empreendedorismo

Minha vida e o empreendedorismo

 

 Marie Sakamoto Nishio, 66 anos, aposentada, com formação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1973 – 1975). Após a formatura, trabalhei na Universidade Estadual de Maringá.

              Casei em 1980 e mudei para Fóz do Iguaçu. Trabalhei na Faculdade de Ciências Sociais (FACISA), no Clube dos Engenheiros  e Floresta Clube ambos da Itaipu Binacional.

              Devido a profissão do esposo (especialista em projetos para hidrelétrica), moramos em vários estados do Brasil. Apreciei o artesanato do sul, sudeste, centro oeste, nordeste e norte. O meu desejo era aprender a bordar a técnica Vagonite.

              Retornei a Maringá (2004) após 24 anos, ingressei no grupo de voluntárias da Paróquia Santo Antônio. Na reunião eram compartilhados os saberes de artesanato (croche, trico, bordado, pinturas) e, finalmente aprendi a bordar Vagonite e outras técnicas. Os produtos resultantes eram doadas a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Pastoral da Criança.

              Em 2007 amadurecemos a idéia de EMPREENDER e, em 28/02/2008, oficializamos a Associação de Artesanato Santo Antônio – AASA. Primeiras feiras: na Praça da Igreja Santo Antônio, UEM nos bairros e Feira da Seresta. Depois vieram Festa da Canção, Expoingá, Ponta de Estoque, Nipo Brasileiro, Nação, Natal, UEM, Parque e Loja de Souvenir. O desafio e a responsabilidade em solidificar e fortalecer o grupo, foram imensos. Inúmeras vezes deixei meus afazeres domésticos e cuidados com a família à desejar mas, sempre tive apoio do esposo e filhos (são dois, ambos formados em Ciências da Computação/UEM – hoje servidores municipais). Reforço minha imensa Gratidão aos artesãos que se dedicaram de corpo e alma para o bem coletivo.

              Nos anos 2009 e 2010, a prefeitura em convênio com Sebrae, ofertaram aos artesãos, diversas capacitações e oficinas. Iniciando com Aspecto emocional do artesão, Cultura da Cooperação, Administração, Finanças, Marketing, Visual de Lojas, Criações. Foi desenvolvido o Conceito Cidade Canção/Cidade Jardim com a designer Izamara Carniatto.

              Através da Lei 8792/10 (29/11/2010) recebemos o Diploma de Utilidade Pública Municipal ( realização de vários cursos e oficinas gratuitos para a comunidade).

              Em 01/10/2012 – Campeã Estadual Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na Categoria Negócios Coletivos, durante o Evento Internacional XII FACIAP em Fóz do Iguaçu – Mabú Resort Thermas Hotel. Esse reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido, trouxe grande visibilidade à Associação, à Maringá e principalmente à mim. Valeu a dedicação e empenho em gerenciar os artesãos, lutar pelos direitos dos mesmos e oportunizar geração de renda. Grande divulgação  na Internet, jornais, Revistas de Empreendedorismo, Rádio CBN – Jovem Pan, TV RPC – SBT – RIC – Unicesumar  - Evangelizar e, convites para talk shows em Associações Comerciais, Encontro de Senhoras. Além do aumento de 30% na comercialização, trouxe uma explosão de positividade na auto estima do grupo.

 Representei Maringá em Sebrae Nacional Brasília e na comemoração de 06 anos do Simples Nacional – Brasília.

              Com o apoio do Programa Impulso do Instituto GRPCOM, desde 2014, recebemos inúmeras formações para o 3º Setor (planejamento estratégico, gestão de pessoas, gerenciamento do tempo, marketing , Liderança,  rodada de negócios), compartilhando experiências com várias entidades.

               Em fevereiro de 2017, meu esposo faleceu (pneumonia). Recebi apoio e conforto dos familiares, amigos e principalmente dos artesãos. Me enchi de coragem e do profissionalismo em relação ao grupo e gestores, superei a tristeza ,fragilidade, dor e retornei aos eventos e reuniões mais fortalecida e cheia de sonhos e planos. 

Em 07 a 11/11/2018 participamos do 11º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras em São Paulo e em 12 a 17 de Agosto de 2019, estivemos no II Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo em PUC Salvador. Em ambos os eventos, a experiência foi riquíssima, de grande aprendizado , muitos contatos. Produtos da associação ficaram num Museu em Salvador como compartilhamento de Cultura.

              Retornando da Bahia, fomos agraciados (Associação e fundadores) do Título de Mérito Comunitário nos termos da resolução nº 371/93 do Poder Legislativo de Maringá.

              Atualmente minha produção tem como foco o turismo, introduzindo nos produtos os pontos turísticos da cidade. Através de projetos de captação de recursos, conseguimos adquirir tecido estampado com os pontos turísticos e também sacolas de papel (ecológicas).

              Devido a Pandemia do Coronavírus, feiras e Loja de Souvenir estão suspensas. Estamos em constante capacitação on line, lives, video chamadas, divulgação nas Redes Sociais e, quase que diariamente falo com o grupo por whatsapp para manter a união, motivação e fortalecimento  coletivo.

              Acredito que a missão do Artesanato é aflorar os sentimentos humanos, proporcionar alegrias e dar sentido à Vida, para quem é Criativo e para o Cliente que adquire os produtos.

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você