[ editar artigo]

Mulheres nas Vendas

Mulheres nas Vendas

Já se foi o tempo em que as mulheres eram consideradas o sexo frágil. Atualmente vemos mulheres assumindo diversos cargos de responsabilidade na presidência e diretorias de empresas e até mesmo na presidência de países. No varejo isso também não é diferente e hoje as mulheres também já dominam as vendas.

Pesquisas apontam que as mulheres normalmente alcançam melhores resultados do que os homens em posições ligadas diretamente com as vendas já que conseguem fazer uma leitura mais rápida das características dos clientes, sabendo assim as melhores formas de abordagem.

Talvez por isso, as mulheres sejam grande maioria no segmento. Segundo a Abevd, as mulheres dominam 90% do mercado de vendas diretas. E isso é um indicativo cada vez mais forte de que mulheres podem se tornar empresárias de muito sucesso no setor do varejo.

Vamos conhecer algumas características que fazem com que as mulheres tenham mais  sucesso nas vendas e que também podem ser características muito importantes caso decidam seguir na vida empreendedora:

Instinto feminino

A mulher, quando direciona sua atenção para os clientes, pode visualizar oportunidades com mais facilidade, pois sempre está atenta aos detalhes e consegue escutar o comprador, entender suas necessidades e proporcionar um atendimento mais personalizado.

Hoje, o mercado está mais exigente e o vendedor precisa oferecer benefícios que, de alguma forma, se conectam aos interesses dos clientes. As mulheres sabem muito bem como conseguir isso e criar oportunidades de vendas, seja por meio do modo de falar ou na forma de prestar realmente atenção nos problemas a serem resolvidos pelo cliente com a aquisição daquele produto ou serviço.

Mulheres conseguem conduzir negociações de forma mais sutil, fazendo com que os clientes se sintam mais à vontade e não impostos aquela venda. O que normalmente faz com que eles adquiram mais produtos.

 

Determinação

A determinação é uma característica essencial para todo e qualquer profissional ou empresária, um ponto favorável na personalidade feminina. Quando focam em uma meta, dificilmente desistem na primeira tentativa e correm atrás até esgotarem todas as possibilidades.

Para seguir se desenvolvendo e melhorando cada vez mais, eu sugiro que você pense em três profissionais que você admire e descubra o que elas fazem tão bem. Se inspire em outras mulheres, e vamos juntas conquistar cada vez mais espaço no mercado empreendedor.
 

Organização

Historicamente as mulheres são conhecidas por serem mais organizadas do que os homens. E essa é uma característica primordial na vida empreendedora. Manter os balanços financeiros organizados é o que garante uma vida financeira saudável para uma empresa, além de que empresas do setor varejista que tem prateleiras com aspectos desorganizados normalmente não conseguem atrair a atenção de clientes.

A mulher, já é quase sempre acostumada a fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo, sabe como administrar o tempo, consegue se organizar e planejar cada passo a ser dado.
 

Transformando desafios em conhecimentos e oportunidades

Mesmo vivendo em pleno século XXI, quando já desempenhamos as mesmas funções do que os homens na maior parte das empresas, ainda é comprovado que ganhamos no máximo 87% do rendimento anual de um homem. Imagine então o que pode acontecer em cargos comissionados. Essa diferença salarial está presente em todas as profissões, e por isso no caso das vendas não é diferente.

Apoie suas amigas em suas carreiras sejam elas vendedoras, empreendedoras ou qualquer outra coisa. Não tenham medo de ser vocês mesmas e defendam o que vocês acreditam.

Não tenham medo de empreender ou muito menos de querer alcançar resultados grandiosos em suas carreiras. Estamos mais do que preparadas para enfrentar todos os desafios.

 

Para complementar este tema MULHERES NAS VENDAS, teremos uma live exclusiva com uma especialista! Fique ligada que na próxima semana divulgaremos o link para você assistir ao vivo e ter a oportunidade de interagir com a convidada e com o Sebrae 🙂🌼

Um abraço.

 

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Dianalu de Almeida Caldato
Dianalu de Almeida Caldato Seguir

Empreendedora e Consultora de Negócios - SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você