[ editar artigo]

Negócios Digitais – Tendência ou Realidade?

Negócios Digitais – Tendência ou Realidade?

Por muito tempo ouvimos dizer que a Transformação Digital seria um evento sem volta.  Uma revolução que iria mudar completamente maneira como encaramos o mundo e interagimos com ele.

Mas um fato inesperado provoca uma mudança avassaladora nas relações sociais, e acelera um processo que muito se falava como sendo uma tendência e transforma esse processo numa realidade necessária.

No centro desta transformação estão as relações comerciais, o Mercado digital traz profundas mudanças na forma de consumir produtos e serviços.

Negócios que antes eram estritamente presenciais, passam a rever sua forma de atuação, passam a se reinventar e identificar maneiras de conectar com seu público. Novas tecnologias surgem a cada dia e permitem que problemas antigos, nunca devidamente solucionados, sejam atacados de formas inovadoras e mais eficazes.

Novos nichos de mercado são identificados a cada dia, novos modelos de negócios que nem sequer existiam alguns anos atrás, passam a fazer parte desta realidade.

Outro ponto positivo, neste novo cenário, é   o fato de que a tecnologia se torna cada vez mais comum e popular e acessível.

Passamos a usar inúmeros canais de venda virtual: E-commerce, M-commerce, T-commerce, S-commerce e C-commerce. Mas você sabe o que são esses modelos de comércio?

É importante conhecer cada um dos canais virtuais de venda para entender as tendências de tecnologia, quais impactos isso pode causar ao seu negócio e analisar quais desses canais fazem sentido para seu negócio.

E-commerce, refere-se a varejo e compras online, bem como transações eletrônicas. Loja virtual é apenas um dos canais do e-commerce. Marketplaces, vendas por e-mail marketing e por redes sociais também são exemplos dessa modalidade. O comércio eletrônico permite que você compre e venda produtos, em escala global, vinte e quatro horas por dia. E sem incorrer nas despesas que você faria com uma loja física.

M-commerce, ou mobile commerce, é o comércio via dispositivos móveis. Os celulares, passam a ser a entrada de muitos consumidores para o mundo virtual, e as compras também passem a acontecer por esses dispositivos.

S-commerce é o uso das mídias sociais com o objetivo de aumentar as transações. Algumas das maiores redes sociais do mundo, Facebook e Instagram, percebendo essa tendência lançaram nos últimos anos, funcionalidades que permitem a venda de produtos entre os usuários. Hoje o Instagram se tornou uma das redes sociais preferidas para divulgar uma marca e engajar com os clientes.

O C-commerce é à interseção entre aplicativos de mensagens e aplicativos de compras. A interação das empresas por meio de  aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger e WhatsApp, ou  através de tecnologia de voz, como a Alexa da Amazon e o Google Home da Google, permite a interação entre o consumidor e a empresa, facilitando e agilizando o processo de compra.

E por fim o T-commerce que nada mais é que o uso da TV digital como um canal de marketing. Permitindo a comunicação bidirecional, a publicidade interativa e endereçável. Onde os espectadores podem comprar e interagir com suas marcas favoritas.

É um mundo de oportunidade de venda, extremamente acessível a todos. O  fato de que o mercado digital já é uma realidade, bastante atraente, mas isso não quer dizer que todas as empresas automaticamente vão se beneficiar dele.

É necessário entender as regras do jogo, e  se adaptar para competir em alto nível na internet, caso contrário corre sérios riscos de perder espaço e enfrentar dificuldades.

Quer entender melhor essa nova realidade? Então não perca a semana especialmente preparada para o Programa SEBRAE DELAS, com foco no tema “Negócios Digitais”.

Na segunda-feira dia 25/05 temos a Live com Tânia Gomes da Luz, Co founder e CEO da MOOAI Brasil, primeira plataforma de ajuda mútua, ex vice - presidente da ABSTARTUPS, fundadora da 33e34 Shoes, marca que permaneceu no mercado por 3 anos, premiada no Prêmio Empreendedores de Sucesso da PEGN, é escritora, palestrante, mentora no Programa SP Stars e fundadora da Girlboss Consulting, especialista em estratégia para startups.

E na quarta-feira 27/05 – Oficina de Marketing Digital.

Marquem na suas agendas - estamos esperando para vocês.

 

Dianalu de Almeida Caldato

dalmeida@pr.sebrae.com.br

 

 

Comunidade Sebrae
Dianalu de Almeida Caldato
Dianalu de Almeida Caldato Seguir

Empreendedora e Consultora de Negócios - SEBRAE-PR

Ler matéria completa
Indicados para você