[ editar artigo]

NO MEIO DA DIFICULDADE ENCONTREI UMA OPORTUNIDADE

NO MEIO DA DIFICULDADE ENCONTREI UMA OPORTUNIDADE

RUTI FATIMA RZEZNIK

NASCIDA EM 14/04/1969, CIDADE DE MANGUEIRINHA, ESTADO DO PARANÁ

Imagem 1: Ruti Fatima Rzeznik, proprietária Loja Toda Bella, Mangueirinha-Pr

 

Nunca havia pensado em empreender, no ano de 2019 após dispensa no trabalho que eu executava como vendedora em uma loja da cidade, precisei me reinventar, umas das inúmeras habilidades que eu tinha e gostava de fazer era a costura.

Durante toda a minha vida trabalhei no comércio local, maioria das empresas no ramo do vestuário, mas o que sempre gostei foi do contato com o cliente, a conversa, a venda. Nas horas vagas e finais de semana, já ministrei nos clubes de mães da cidade cursos de pintura, bordado, tudo para compor a renda mensal. Aos 40 anos me formei em licenciatura em Geografia, fiz pós graduação, comecei a dar aula de Geografia nos colégios do interior do município, mas não me encontrei como professora, preferi continuar no comercio, era onde eu gostava de estar.

Eu já possuía uma maquina de costura, usava a mesma para costurar as roupas de casa, dos filhos, do marido, pequenos consertos. Vi nela uma oportunidade de trabalho e no dia 06/09/2019 iniciei na garagem de minha casa, com tudo improvisado, pouco dinheiro para investir, comecei a fazer consertos de roupas, divulguei no meu facebook, whatsapp, e coloquei uma placa no portão de minha casa.

Imagem 2: Primeiro dia de trabalho como costureira na garagem de casa

 

Precisei investir em uma nova maquina de costura, uma maquina moderna que me ajudaria no processo de reforma das roupas.

Passou-se dois meses e as costuras foram aumentando, mas ainda a renda que eu tirava com as reformas era pequena e não supria meus gastos fixos mensais. Foi ai que surgiu a ideia de começar a vender roupas, procurei por fornecedores, guias de viagem, e naquela semana mesmo abri um CNPJ e viajei em busca de novidades para as mulheres da cidade. Pensei em trazer roupas diferenciadas, modernas, que fugissem do tradicional, prezando sempre pela qualidade, busquei trazer peças de todos os tamanhos, do 36 ao 50, pois acredito que toda mulher independente do corpo, deva se sentir bela.

Dois dias depois estava eu na garagem de minha casa, com uma prateleira velha que tinha em casa, duas mesas que também já tinha em casa, meu custo inicial foi mandar fazer um provador de roupas e as etiquetas para fixar nas peças com os valores.

Sempre fui muito detalhista, encomendei as etiquetas junto a uma gráfica da cidade, elas tinham nossa primeira logo, que foi criada por meu filho. Acredito que são os detalhes que fazem a diferença.


Imagem 3: Primeira logo criada com aplicativo de celular

Imagem 4: Primeira etiquetas para fixar nas roupas

 

Após um mês de venda de roupas na garagem, o espaço já estava pequeno, não conseguia mais deixar organizado as roupas como queira.

Então, surgiu a ideia de usar o meu quarto que era em frente a casa, abrir nele uma porta e mudar a lojinha. Como gosto de tudo para ontem, fui atrás de um pedreiro e de uma loja de material de construção e iniciamos naquela semana mesmo a reforma, ainda com pouco dinheiro. Tudo foi negociado diretamente com a loja de material de construção a questão de pagamento e prazos.

Com o novo espaço pronto novamente garimpei várias coisas de dentro de casa para montar a loja, ganhei da minha mãe, uma maquina de costura antiga, foi nessa maquina que fiz minhas primeiras costuras, com 6 anos de idade, então guardo ela como objeto de decoração e carinho.

 

Imagem 5: Minha mãe Jandira com 86 anos e a maquina em que aprendi a costurar com 6 anos de idade, hoje presente de minha mãe para compor a decoração da loja

 

Com a mudança da loja para frente de casa vi a necessidade de contratar uma colaboradora para me ajudar com as vendas, pedidos, e no administrativo, minha sobrinha Danielli é meu braço direito dentro da loja. Meu filho André e minha filha Jayne me ajudam com a parte de mídias sociais e compras.

Um ano se passou e nele várias conquista, novos móveis para a loja, novas prateleiras, investimento em novas marcas. Não posso esquecer das dificuldades que também enfrentamos, a pandemia do corona vírus pegou todo mundo de surpresa, as vendas de roupas caíram. 


Graças a Deus, as minhas maquinas e a ajuda de minha filha, meu filho, marido, sobrinha, cunhadas, comecei a fabricação de máscaras, foram mais de 4 mil máscaras vendidas, o que nos trouxe um alivio em época de pouca venda de roupa.

Imagem 6: Fachada loja em Novembro de 2019

 

Com um espaço consideravelmente maior foi a vez de começar a vender bijuterias e semi jóias, aproveitamos o impulso e contratamos o serviço de uma gráfica local para criar uma nova identidade visual para a loja, pensamos em algo minimalista mas sem perder o estilo. Outra sacada importante na era digital foi a criação de um QR CODE interativo para todas nossas etiquetas


Imagem 7: Novas etiquetas para roupas e bijeterias

Imagem 8: Bijuterias Toda Bella


Para o aniversário de 1 ano da loja, pensei em fazer algo que proporcionasse uma experiência marcante para minhas clientes, foi ai que procurei uma amiga de longa data que faz bolachas deliciosas de mel e decora com muito capricho. Aproveitamos e fizemos uma promoção no mês do aniversário e sorteamos um vale compras de R$ 200,00. A promoção foi um sucesso, as clientes vinham até a loja, retiravam sua bolacha, postavam no instagram e marcavam amigas.

 

Imagem 9: Bolachas artesanais de mel, feitas para comemoração do primeiro ano da loja

 

Após 1 ano de abertura da loja só temos a agradecer primeiramente a Deus, as nossas clientes, a todos que confiaram e confiam no nosso trabalho e não mediram esforços em nos ajudar.

O ano de 2020 não terminou, ainda temos nosso maior projeto pela frente, outra reforma que vai ampliar nosso espaço de atendimento, gerando mais conforto para nossas clientes, um ambiente moderno, diferente, pensado com muito carinho por nós e por nossas arquitetas.

Imagem 10 : Projeto nova Loja Toda Bella

 

Para os próximos anos não desejamos nada menos do que já conquistamos, queremos sempre continuar crescendo em conjunto com nossos clientes e amigos, oferecendo produtos de qualidade, focados sempre na satisfação integral do cliente e não somente no lucro gerado pela venda. Nosso diferencial é a experiência de compra, a cliente não compra apenas uma peça, oferecemos gratuitamente a barra ou o ajuste caso necessário, para harmonizar melhor com o biótipo de cada corpo. GRATIDÃO 

 

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você