[ editar artigo]

O poder da autoestima na mulher empreendedora!

O poder da autoestima na mulher empreendedora!

A baixa autoestima e autoconfiança são problemas frequentes, principalmente em mulheres, devido às cobranças sociais. Atualmente, apesar de se falar muito em empoderamento e luta pelos direitos femininos, ainda há muitos preconceitos e tabus que interferem na liberdade feminina.

Isso muitas vezes atrapalha as mulheres de exercerem sua vida empreendedora, sexualidade, maternidade, profissionalismo, ou qualquer outra vontade, da maneira como querem, e resulta em mulheres inseguras e com baixa autoestima.

Existem alguns exercícios simples que podem contribuir na melhora da autoestima das mulheres e eu quero compartilhar isso com você para que você descubra ao final do texto que você tem potencial não somente para ser a mulher que quiser, mas para descobrir este poder dentro de você mesma. 

1. Estimule sua positividade

Quando alguém sofre de baixa autoestima é comum que a pessoa deixe de enxergar suas qualidades e foque somente nos defeitos. É importante apreciar as próprias conquistas e buscar se enxergar com uma visão menos crítica sobre você mesma.

Quantas vezes você já não se colocou para baixo e acreditou no que os outros disseram sobre você? Faça listas com coisas de que gosta em você (não só características físicas), objetivos que já atingiu ou qualquer outro aspecto positivo, e releia sempre que puder, afinal, acreditar em si mesma é fundamental para que você se torne uma mulher bem resolvida!

Sempre que for fazer uma crítica a si mesma faça de maneira positiva, e aceite suas falhas. Um erro não é necessariamente ruim.

 

2. Pratique exercícios regularmente

Fazer caminhadas diárias, ciclismo, corrida, dança ou qualquer exercício físico melhora a saúde física e mental.

Além dos benefícios conhecidos para a saúde física, a prática de exercícios estimula a produção de endorfina, um hormônio produzido no cérebro capaz de trazer sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e sintomas de ansiedade.

Além disso, melhora a disposição, tornando você mais produtiva. E claro, ainda te ajuda a se sentir muito mais bonita!

 

3. Selecione pessoas e ambientes

Afaste de você pessoas e ambientes que não te fazem bem e fique perto de pessoas que te valorizam. Manter proximidade com pessoas que fazem julgamentos negativos de você e tentam te fazer sentir mal consigo mesma ou com suas escolhas faz qualquer pessoa adoecer.

O meio onde uma pessoa se encontra e com quem convive tem grande influência sobre a forma como uma pessoa se vê. Você é a média das pessoas que estão à sua volta. Você tem convivido com pessoas alegres, felizes com elas mesmas, que buscam ser melhores, ou tem passado mais tempo com quem só reclama da vida, do chefe e do marido?

Procure a companhia de pessoas que você gosta e que te fazem sentir bem, que reconhecem suas realizações e te incentivam a melhorar e conquistar seus objetivos.

Vá a lugares de que você gosta, acompanhada ou sozinha, conheça pessoas e lugares novos.

Não tenha medo de sair da sua zona de conforto, afinal, você tem todo o direito de viver em um ambiente que te estimula a ser a melhor pessoa que você pode ser.

4. Não se compare com os outros

Se comparar com outras pessoas é extremamente tóxico para a autoestima de qualquer pessoa. A realização do outro não anula a sua. Cada pessoa tem seu próprio tempo para realizar as coisas.

Não leve em consideração as comparações que outras pessoas fazem com você. A sua autoestima não deve depender da aprovação de alguém.

Além disso, esse tipo de comportamento estimula a competitividade, o que não é saudável. Mulheres são frequentemente comparadas desde a infância e crescem sendo ensinadas a competir umas com as outras por aprovação.

Você empresária, é uma mulher incrível e merece viver da melhor forma possível com a autoestima lá em cima!

 

Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.

Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo 👇

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você