[ editar artigo]

O SONHO DE SER EMPRESÁRIA

O SONHO DE SER EMPRESÁRIA

Sueli Aparecida Gonçalves, nascida em 27 de julho de 1957, na cidade de Mangueirinha no interior do Paraná. 

Casei aos 17 anos, e iniciei minha vida de trabalho como concursada pelo Estado como merendeira em colégios por 13 anos, mas sempre tive a vontade e a ambição por um negócio próprio, onde iniciei o meu primeiro empreendimento de roupas usadas, Loja Primavera em 1987, onde mais tarde modifiquei para roupas novas, calçados e roupas sob medida de fabricação própria, buscando as mercadorias necessárias em São Paulo com meu esposo duas vezes por mês. 

Sou mãe de 6 filhos, em 1999, fiquei viúva e tive que mudar sua vida, vendeu todos os móveis da loja e transformar meu apartamento em um hotel, o Da Silva Hotel, onde trabalhava sozinha como única funcionária, limpando, acertando, fazendo as reservar e refeições que eram oferecidas aos hóspedes.

No ano de 2009 participei de um curso de Hotelaria disponível na cidade de mangueirinha, o qual expandiu meus horizontes para este mercado e impulsionou me nas iniciativas de melhorias no hotel, como a compra do primeiro computador que facilitou a organização das reservas.

A primeira ampliação do hotel foi a grande dificuldade, por ter poucos recursos, mas graças a empréstimos em bancos, foi possível uma ampliação e grandes melhorias, um pequeno negócio de apenas 8 quartos se transformou em 29 apartamentos com ar condicionado.  Apesar de ser um negócio de difícil rendimento, a persistência e esforços empregados os conduziram até onde estou atualmente. 

Um negócio de família, que conta com a presença constante dos meus 4 filhos legítimos e 2 adotivos sendo um deles portador de deficiências, 12 netos e 3 bisnetos, além da visível admiração de toda a minha família. Tenho funcionários onde procuro trabalhar em conjunto e orientando para manter os clientes a vontade e tento manter um ambiente como uma grande família.

Nossa rotina começa as 6 da manhã, na preparação do café da manhã, as 8 horas. as camareiras iniciam a limpeza dos apartamentos e demais ambientes até as 16 horas. A Minha rotina inicia as 6 da manhã com a preparação do café da manhã e termina apenas as 24 horas, quando se encerra o atendimento. 

Na pandemia foram reduzidos os funcionários por ter uma redução de mais 50% dos clientes, pelo imóvel ser próprio não foi necessário fechar o hotel. A satisfação dos colaboradores e aumento de clientes são indicativos do bom trabalho realizado e os instiga a sempre melhorar.

Ainda temos que aumentar o hotel, com a implantação de quartos mobiliados para mensalistas, utilização de painéis solares para uma redução nos custos da luz elétrica. Apesar de não ter condições no início, foi com muita persistência que foi possível conquistar grande espaço nesse mercado em nossa cidade.

Deve-se fazer as coisas com o pé no chão mantendo sempre o realismo e as contas na ponta da caneta, sem abrir mão de seus sonhos, como o meu de fazer a carteira de habilitação, o qual se concretizou no ano de 2012, aos meus 55 anos. 

Empreendedorismo Feminino 👠

Ler conteúdo completo
Indicados para você