[ editar artigo]

Os desafios da liderança feminina nas instituições públicas e empresariais

Os desafios da liderança feminina nas instituições públicas e empresariais

Um bate papo bem legal com a consultora do Sebrae/PR Elisangela Rosa e mais duas convidas com suas multifunções. Uma é a Aline Padro, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda de Bauru em São Paulo e a Luciana Maciel presidente da Câmara da Mulher Empreendedora no Fecomércio.

Aline falou um pouco sobre sua história e a importância do estimulo e apoio que teve desde a infância sobre conquistar seu espaço, mostrar que mesmo sendo mulher tudo é possível, começando em grupos pequenos com oportunidades de ter voz feminina ativa. Gostar de desafios e comunicação é um dos pontos chaves a qual ela se descobriu e fez sucesso.

Já Luciana contou um pouco de sua história falando de suas características comportamentais que estavam internas a qual ela não sabia que tinha e que se descobriu através do programa Empretec no Sebrae. Teve oportunidade de se expressar quando participou de um evento do dia Internacional da Mulher a qual teve o desafio de contar sua história e inspiração, colocar pra fora seus pensamentos e atitudes, onde conseguiu impressionar e se tornou diretora e Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora no Fecomércio.

Um dos desafios mais relatados por elas, é a responsabilidade, mostrar que está apta a ocupar aquela posição, a mulher ela tem essa habilidade de conciliar várias outras coisas ao mesmo tempo e de se posicionar, mostrar uma autoconfiança, segurança e ter foco.  O papel da mulher é de enfrentamento e de passar por essas situações, mas sempre cumprir o seu papel, fazer a diferença e contribuir para algo melhor.

Falaram também sobre o momento que estamos passando de pandemia que é de se colocar no lugar do outro e de sensibilização. Aproveitar as oportunidades, não se deixar acanhar, ter voz para impactar mais pessoas. Não dizer que não consegue, que não está preparada, mas que está pronta para assumir suas responsabilidades e aprimorar conhecimentos.

Falaram também sobre a reação dos homens que aos poucos estão entendendo o papel das mulheres, e eles estão sendo parceiros, não somente de um só fazer tudo sozinho, mas de estar os dois juntos e fazer a coisa acontecer.  

Um ponto importante é buscar se conhecer, fazer o melhor e encontrar um projeto para se engajar, foi a dica que a Aline deu para a realização pessoal. A Autoconfiança e autoconhecimento é fundamental, se unir, participar de palestras para ter um olhar mais abrangente, conhecer outras histórias e aos poucos ter o domínio da sua carreira, sair da plateia e ir para o palco, incentivar outras pessoas e trocar informações.  Criar uma rede de contatos e se fortalecer, mulheres nunca estarão sozinhas, sempre vai ter alguém apoiando e incentivando para que o mundo seja melhor.

Veja a conversa completa no vídeo. Espero que goste e ajude a incentivar outras pessoas. #VamosTodasSerProtagonistas

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Thamiris Santiago
Thamiris Santiago Seguir

Formada em Gestão de Pessoas e apaixonada por relacionamento com clientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você