[ editar artigo]

Superação

Superação

Me chamo Eliane Cristina Zanco Russi, conhecida por Dayane meu apelido. Tenho 39 anos, sou casada, mãe de um menino e uma menina. Meu esposo e eu, trabalhamos no ramo da construção civil desde 2006, estamos à frente da METALÚRGICA FERRO E AÇO na cidade de Umuarama- PR.

Mas meu despertar foi no início de 2018. Até então, eu trabalhava na empresa como eu mesma dizia: Ajudo meu esposo na Metalúrgica. E no período de 2006 a 2017, eu ajudava, mas não somava.

Foi quando surgiu a oportunidade de fazer “Método Cis”, Curso do Paulo Viera, durante  um momento desse curso uma pessoa me falou: Você não se encontrou ainda porque para você está cômoda, ele faz tudo na empresa, ele carrega ela.  

Aquela fala foi um tapa na minha cara, e começou passar um filme na minha cabeça. Que esses anos que eu só empurrei com a barriga eu poderia ter feito tanta coisa para ajudar ele, a empresa, mas não fiz.

Mas como nunca é tarde para começar...

Foi ai que vi uma amiga postar cursos que estava fazendo no SEBRAE me interessei e fui atrás. Fiz minha inscrição em 2019 SEBRAE Delas. Lá eu vi o quanto eu era ignorante (ignorante de conhecimento). Sebrae delas me ensinou tanto, mas tanto, que sou apaixonada pelo projeto.

Me proporcionou a crescer com as histórias de outras empresárias, com as visitas técnicas em outras empresas, em eventos. Comecei a ver a minha capacidade, que eu poderia sim somar na empresa e, junto com meu esposo fazer ela crescer e melhorar muito mais.

Foi quando comecei a colocar em prática o que estava aprendendo.

Mas aí nesse momento veio outra dificuldade, mostrar pra ele que essas mudanças seriam para melhor, mas não foi do dia pra noite. Tive que convencê-lo com resultados, mas é assim mesmo né ?! Mas deu e vem dando certo, dividimos o trabalho dentro da empresa cada um tem sua função.

Estávamos conseguindo alinhar todas as coisas quando, tivemos um acidente de trabalho com um colaborador e ele veio a falecer. Nosso mundo desabou, ficamos sem chão, foi um momento que não desejo para ninguém.

E aí o que fazer? Pensamos até em parar, desistir...

Mas foi quando vimos que o restante da equipe dependiam de nós. Por isso resolvemos continuar ... SEBRAE nos ajudou muito, consultoria, mentoria. Com o conhecimento que fomos e estamos adquirindo, a empresa vem melhorando a cada dia. No final de 2019 vimos a oportunidade de agregar mais dois produtos,  aluguel de Container e Serviços de Munck. E assim fizemos, traçamos uma meta e com muito esforço e trabalho onde já dobramos a meta.

E ainda temos planos para esse final de 2020, e se Deus quiser e com muito trabalho vamos conseguir. Para nós 2020 está sendo um ano muito bom.

Estamos tendo dificuldade nesse momento com a falta e o aumento muito grande de Matéria Prima. Com isso, mais do que nunca estamos tendo que fazer planejamento, para não faltar mercadoria, para conseguir atender o cliente, e não ter prejuízo com tantas altas de preço dos produtos.  

O que aprendi com tudo isso. É que conhecimento é tudo e, que só crescemos e evoluímos quando buscamos por ele.

 

Empreendedorismo Feminino 👠

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você