[ editar artigo]

[3-25] As 25 principais Food Techs do mundo em 2020 – BIOMILQ

[3-25] As 25 principais Food Techs do mundo em 2020 – BIOMILQ

Site: www.biomilq.com

Localização: Durham, Carolina do Norte. Estados Unidos

Solução: biotecnologia para a produção de leite materno a partir de células mamárias humanas cultivadas

Uma empresa focada na ciência e fundada por mulheres inovadoras.

Dr. Leila Strickland, bióloga celular, mãe de dois filhos. Começou a desenvolver o conceito em 2013 quando estava amamentando. Sua sócia, Michelle Egger, empreendedora social e experiente cientista de alimentos com experiência no setor de P&D na General Mills. Duas visionárias que se uniram para formar a Biomilq.

A foodtech ainda é um bebê, foi criada em 2019. E por falar em bebês, a proposta ambiciosa da Biomilq é oferecer uma opção para nutrição infantil, convergindo nutrição infantil, bem estar materno e o futuro do meio ambiente.

A inovação funciona assim: a partir de células mamárias adultas, encontradas principalmente nos ductos e lóbulos das mamas, são produzidas outras células mamárias. Estas células são mantidas vivas em um meio precisamente calibrado que assegura um fluxo constante de nutrientes e ativam a lactação, produzindo leite.  O segredo está bem ai neste meio fluido em que as células são mantidas vivas e que contem nutrientes, vitaminas e hormônios de lactação para que outras células sejam produzidas para lactar.

A Biomilq é pioneira na produção de um produto muito semelhante ao leite humano, fora do organismo feminino. O produto desenvolvido pela startup está próximo do leite materno em termos de perfil nutricional. No entanto, o leite humano contém muito mais que somente gorduras, lactose e caseína. Nele são encontrados um amplo espectro de anticorpos que lhe confere por exemplo propriedades imunológicas que ajudam os bebês lutarem contra infecções e se protegerem de alergias.

A produção de leite materno pelas mamas muda ao longo dos meses de amamentação e até mesmo durante período do dia se adaptando as necessidades individuais do bebê. Neste aspecto, a biotecnologia ainda não é párea em relação ao leite natural. A ciência ainda não é capaz de replicar plenamente o leite materno.

Além disso, o assunto é controverso. Por um lado, a solução seria um alívio para mulheres que tem dificuldade de amamentar. Por outro, pode haver resistência de médicos e grupos conservadores.

Muito trabalho ainda precisa ser feito pela Biomilq. O conceito criado pela start up é único e ainda não é claramente sabido como os órgãos reguladores irão categorizá-lo.

Ainda não se fala em lançamento no mercado. Em razão da tecnologia estar em estágio inicial, as empresárias estão focadas no desenvolvimento do produto e na busca de parcerias com pediatras, com as famílias e grupos de amamentação.

Quando produzido em escala, o objetivo será oferecer um produto acessível em termos de preço (sensivelmente superior aos lácteos de alta qualidade) para regiões do mundo que as crianças encontram dificuldade de acesso a boa nutrição. Os canais de comercialização projetados são D2C (venda direta) e por redes de varejo.

A ideia das empreendedoras não é substituir a amamentação materna, mas oferecer às famílias um suplemento nutricional auxiliar, similar ao leite materno que é obtido a partir de células mamárias cultivadas em laboratório.

Uma alternativa mais sustentável e mais saudável que as dietas baseadas em lácteos.

Continue acompanhando os próximos posts As 25 principais Food Techs do mundo em 2020 “ e conheça mais sobre as empresas ao redor do planeta que estão mudando o futuro da alimentação.

Deixe aqui um comentário com sua sugestão ou indique uma Food Tech brasileira que deveria fazer parte dessa lista.

 

Empresas Inovadoras

Comunidade Sebrae
Emerson Durso
Emerson Durso Seguir

Consultor do Sebrae, Mestre em Administração, Formação internacional em Cadeia Alimentar pela Legacoop e Governo da Emilia-Romagna/Itália e em Liderança Cooperativista na Europa, Canadá, Estados Unidos e Argentina, Empreteco

Ler conteúdo completo
Indicados para você